Capa / Sem categoria / Artigo: A importância da Orientação Vocacional

Artigo: A importância da Orientação Vocacional

Identificar qual a vocação e que profissão escolher não é tarefa fácil, a diversidade de profissões que se encontra na hora de fazer uma escolha gera muitas dúvidas e estas podem dificultar nesta tomada de decisão.

Neste caso, é preciso recorrer à uma orientação vocacional, a qual poderá fornecer condições  que facilitam o aluno a descobrir suas preferências profissionais em meio a tantas opções encontradas.

O medo de fracassar dificulta ainda mais essa escolha. Sem falar na influência que vem da família, sociedade, amigos e meios de comunicação. Certamente a família é a que mais implica nesta escolha, principalmente os pais e irmãos. Muitos jovens fazem escolhas profissionais pelos “caprichos dos pais”.

Um dos objetivos da orientação vocacional é fazer com que o individuo adquira auto-conhecimento através de reflexões  relativas às diferentes profissões e assim poder usufruir das possibilidades, efetuando uma escolha consciente e segura.

A decisão profissional define para sempre a vida da pessoa, diante disso a orientação serve para direcionar uma pessoa que está indecisa, mostrando a ela a realidade que envolve a profissão em que está almejando, desde a formação ao mercado de trabalho e suas condições.

A escolha se dá quando o jovem atinge um conceito de si mesmo e começa a pensar em qual trabalho se enquadra o seu perfil. Neste momento o autoconceito do individuo se baseia em identificações e também no desempenho de papéis.

A escolha profissional pode ser considerada o período mais complicado da vida de uma pessoa, pois escolher é ter que se posicionar frente a questões que definirá o futuro.

Por causa de todos estes aspectos, muitos jovens vivem conflitos provocados pelas dúvidas acerca da escolha profissional. Se você é um desses jovens, agende já a sua orientação vocacional.

Psicóloga Fernanda F. de Sá

Terapeuta Cognitiva-Comportamental

Atende no Hospital Geral

Agenda a sua consulta

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top