Capa / Cidades / Alta Floresta receberá atividades educacionais do Projeto Rios Voadores

Alta Floresta receberá atividades educacionais do Projeto Rios Voadores

Será realizada, em Alta Floresta, nos dias 2 e 3 de abril, ações de educação ambiental promovidas pelo Projeto Rios Voadores, uma iniciativa patrocinada pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental. Os rios voadores, o fenômeno meteorológico que deu nome ao projeto, são “cursos de água atmosféricos” formados por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes acompanhados por nuvens, e são propelidos pelos ventos. Essas correntes de ar trazem continente adentro o vapor de água evaporado pelo Oceano Atlântico e depois carregam a umidade evapotranspirada pelas árvores da Bacia Amazônica para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Assim, contribuem de forma fundamental no clima brasileiro e no sucesso da agricultura do país, especialmente no Mato Grosso.

 

No dia 2, será realizada abertura oficial das atividades, com palestra do coordenador do Projeto, Gérard Moss, no auditório do Museu de História Natural da Unemat. No dia 3, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, serão realizadas duas oficinas de capacitação, conduzidas pelo professor Caio Augusto Magalhães, para os professores da rede pública de ensino, no auditório da Secitec.

O projeto teve início em 2007, com a ideia de aproximar o público em geral aos resultados de pesquisas científicas (em curso há três décadas) sobre a floresta amazônica e o regime de chuvas no Brasil. Numa parceria com cientistas brasileiros renomados, como os professores Enéas Salati e Antonio Nobre, o piloto e coordenador do projeto, Gérard Moss percorreu principalmente a Amazônia e o Centro-Oeste coletando amostras de vapor de água em um pequeno avião adaptado. As amostras do vapor foram analisados nos laboratórios do CENA (Centro de Energia Nuclear na Agricultura), em Piracicaba, SP para tentar determinar o papel da floresta no regime de chuva e no clima.

Moss explica que o programa educacional do projeto já levou as oficinas para várias cidades e estados do país, inclusive para Cuiabá em 2011. Agora, duas cidades mato-grossenses foram inseridas no programa – Alta Floresta e Sinop.

“Sei dos esforços realizados por Alta Floresta no combate às queimadas e seu trabalho contra o desmatamento”. Segundo Moss, a cidade já se mostrou sensível às questões ambientais. Para os que querem entender melhor o fenômeno, que ajuda a produção agrícola do município, a cidade ganhou uma página dedicada no site do projeto, onde estão inseridas todas as ocorrências de rios voadores este ano. Até hoje, são 75.

http://riosvoadores.com.br/mapas-meteorologicos/localidades-monitoradas/alta-floresta/

Em Alta Floresta, as ações terão como foco professores das escolas municipais, que através de atividades lúdicas, se tornarão multiplicadores na conscientização dos alunos.  “Esse trabalho com o público jovem é fundamental. O interesse em assuntos ambientais começa com crianças cada vez menores. Justamente para abraçar esse público, o projeto vai capacitar professores com materiais direcionados às crianças e aos adolescentes”, explica o coordenador.

Desde 2007, quando Alta Floresta foi incluída na lista dos municípios prioritários do Ministério do Meio Ambiente, veem sendo realizadas vários ações de gestão ambiental e, ao receber esta ação, o município dá mais um importante passo, rumo ao desenvolvimento sustentável.

 

Fonte: Assessoria

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top