Capa / Agropecuária / Termina hoje o prazo de comprovação da vacinação contra a febre aftosa

Termina hoje o prazo de comprovação da vacinação contra a febre aftosa

matéria INDEAOs produtores que ainda não fizeram a comunicação da 2ª etapa de vacinação contra febre aftosa junto ao Instituto de Defesa Agropecuária deMato Grosso (Indea/MT), devem se atentar. O prazo final para a comunicação termina nestaterça-feira (10).  A última etapa devacinação contraa febre aftosapara bovinos e bubalinos de todas as idades aconteceu de 1º a 30 de novembro.
Dono do maior rebanho de bovinos do país com cerca de 28 milhões de cabeças, o Estado estácumprindo sua parte quando se trata de sanidade no rebanho, são 17 anos sem registrar nenhumcaso da doença.
A vacinação e a comunicação ao Indea são obrigatórias. O produtor que desrespeitar qualquer uma dessas etapas será multado em mais de R$ 100 por cabeça não vacinada, quando isso acontece, a vacinação é realizada pelo órgão. “A vacinação e a comprovação dentro do prazo é de extrema importância para o Indea porque nós queremos manter o status de livre com a vacinação, a partir do dia 11 todos aqueles que cometeram a infração de não comprovar dentro do prazo são passiveis de punição” disse Luiz Kume, chefe da unidade regional do Indea em Alta Floresta.
Até ontem ainda faltava em torno de 400 propriedades fazerem a comunicação da vacinação contra a febre aftosa. “80% do rebanho bovino já foi declarado, restando 20% do total”, explica Kume.
Brucelose – Em relação à brucelose, Luiz Kume disse que a vacinação também é obrigatória nas novilhas de três a oito meses e que o prazo se estenderá  até 31 de dezembro, já que a partir do ano que vem oIndeaestará realizando fiscalização nas propriedades inadimplentes que serão multadas após a  vacinação compulsória.

Alex Cordeiro

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top