O Secretário de Estado de da Saúde, Jorge Lafetá , anunciou nesta segunda -feira (9), medidas para fortalecer ações e serviços e a atuação das Unidades de Saúde sob Gestão do Estado que prestam atendimento a população de Mato Grosso,além do anuncio de abertura de novos serviços e serviços que foram fechados. ” A reorganização das Redes de Serviços do Sistema Único de Saúde com foco na descentralização e regionalização nos permitiu visualizar as necessidades da população e dotar os hospitais regionais de serviços da Alta Complexidade. Foi possível fazer o planejamento do que vai ser implantado ainda este ano e para 2014 .Os trabalhos que estamos desenvolvendo junto ao Ministério da Saúde vão possibilitar credenciar serviços “, disse o secretário.
Esta no planejamento de 2014 a abertura de 126 novos leitos de UTIs, no Projeto da Regionalização, o que vai ser possível credenciá-los aliviando a fonte estadual no custeio.Para o município de Rondonópolis estão previstos a construção de 20 novos leitos 20 adultos e 10 pediátricos na adequação, o que ficará em conformidade com a ordem de serviço do Governador Silval Barbosa que já autorizou a construção. Em Primavera do Leste serão instalados 10 leitos(adulto), Alta Floresta 12 (para atendimento a adulto), Juara ,Peixoto de Azevedo e Barra do Brugres 10 leitos cada município (também para adultos), Hospital do Cãncer 10 leitos pediátricos, Hospital Geral Universitário 18 leitos (10 pediátrico se 8 adultos) r Hospital das Clinicas 26 leitos para atendimento de adultos.
Na retomada de serviços que foram fechados o secretário anunciou a volta dos serviços de transplantes de rim com prazo definido para o funcionamento em maio de 2014. Para retomada dos transplantes várias ações já estão em andamento como capacitação de equipe especializada para retirada de órgão.O Hospital Estadual Metropolitano já foi autorizado a dar início a cirurgia Bariátrica e o Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade(Cermac) será a referência ambulatorial para este serviço.Em Parceria com o Instituto Lions da Visão serão realizadas as cirurgias de olhos como a Catarata e Retina e os bancos de sangue situados nos Hospitais Regionais de Colíder e Alta Floresta voltam a funcionar sob a gestão do Hemocentro.
Mato Grosso terá dois novos hospitais Regionais, o Hospital Municipal de Peixoto de Azevedo que será estadualizado e no município de Porto Alegre do Norte será construído um novo, atendendo reivindicação das prefeituras da Região, anunciou o secretário. ” Com mais dois Hospitais Regionais o Estado passa a contar com 10 hospitais regionais.Os hospitais que estão sob gestão de Organizações Sociais de Saúde permanecerão, e haverá maior controle e fiscalização além da revisão dos contratos”, disse ele.
Outra ação em parceria com o Ministério da Saúde anunciada pelo secretário foi a habilitação de seis novos Centros Especializados em Reabilitação(CER), além do financiamento para construção, ampliação e reforma de outras oito unidades de Mato Grosso.O Investimento por parte do Ministério da Saúde para o Projeto de reforma, ampliação e construção é de R$ 22.500.000,00 e para Aquisição de Equipamentos de R$ 5.500.000,00 totalizando 28 milhões. ” São serviços de inclusão social e melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.Vão ser ampliados os serviços em todo o Estado na reabilitação física, auditiva, visual além da retomada dos serviços da oficina ortopédica do Cridac que confecciona órtese e prótese sob medida para cada usuário que necessita”,disse o secretário.
Municípios que serão contemplados com a construção de novos Centros de Reabilitação (Cridac): Sinop (oficina ortopédica), Rondonópolis (CER III), Barra do Garças (CER II), Água Boa (CER II, Juara (CER II), Alta Floresta (CERII).
Municípios que serão contemplados com reforma: Sede CRIDAC (CER III), Várzea Grande (CER II).
Municípios que serão contemplados com ampliação: Sede CRIDAC (CER IV – ampliação visual, Sede CRIDAC (CER III), Sinop (CER II), Policlínica do Planalto (CER II), Cáceres (CER II), Diamantino (CER II).