Capa / Esportes / Aos 26 anos, Vettel faz história e vira o mais jovem tetracampeão da Fórmula 1

Aos 26 anos, Vettel faz história e vira o mais jovem tetracampeão da Fórmula 1

VetelA temporada da Fórmula 1 tem um campeão. E mesmo sendo o mesmo vencedor dos últimos três anos, presenciamos um momento histórico. Sebastian Vettel é o mais jovem tetracampeão da categoria. E alcança esta marca, quebra os recordes e conquista tudo o que vê pela frente com a maestria do gênio que é. Restando três provas para o término da temporada 2013, o alemão é mais uma vez o dono do troféu, juntamente com a Red Bull, que é a melhor equipe deste ano.

O alemão ousou na estratégia na prova deste domingo e fez sua primeira parada para troca de pneus já na segunda volta, mas manteve ritmo forte e foi abrindo caminho até a vitória, seguido pelo alemão Nico Rosberg e o francês Romain Grosjean. O brasileiro Felipe Massa acabou em quarto. Já o espanhol Fernando Alonso, que poderia evitar o título do piloto da Red Bull, foi apenas o 11º.

A temporada 2013 não teve muito problemas para o alemão. Um começo disputado na Austrália, corrida a qual Vettel largou na pole, mas uma estratégia ousada de Kimi Raikkonen fez o carro 1 da Red Bull terminar na terceira posição. Porém, a segunda prova da temporada seria marcada por uma polêmica. Webber liderava a corrida, mas Vettel não respeitou o pedido da equipe e ultrapassou o companheiro. Troca de farpas pelo paddock e um pedido nada espontâneo de desculpa do alemão para o australiano. O quarto lugar na China e a vitória no Bahrein encerraram o tour asiático e deixava a impressão de um ano com briga tripla pelo título: Alonso, Raikkonen e Vettel.

Na Espanha, a preocupação era evidente em Vettel. Alonso e Kimi estavam sempre no topo e Felipe Massa parecia pronto para apoiar seu companheiro e quebrar a sequência de títulos do alemão. Em Mônaco, foi a vez de um outro germânico brilhar. Rosberg repetiu o pai e 30 anos depois venceu no principado. O tetracampeão foi o segundo, após incomodar e muito o piloto da Mercedes. Porém, o Canadá dava uma mostra de como seria a continuidade da temporada. Vettel dominou a prova, deixando Alonso 14 segundo para trás e conseguiu a terceira vitória em 2013.

Porém, no caminho para a conquista, existia um conjunto defeituoso de pneus da Pirelli e uma nova polêmica no ano. Com vários carros prejudicados, a corrida teve muitas mudanças e uma delas prejudicou Vettel. O câmbio foi embora e o alemão assistiu a nova vitória de Rosberg dentro dos boxes da Red Bull. E podemos afirmar. Esta seria o último momento de alegria dos rivais e a única decepção de Vettel em 2013. Vitória no GP de Nürburgring, a primeira vitória do mais jovem tetracampeão em casa.

Depois da vitória de Hamilton na Hungria, todos os grande prêmios aqui listados tiveram o carro 1 como vencedor: Bélgica, Itália, Cingapura, Coreia do Sul (onde Vettel venceu três vezes) e Japão. A situação antes da corrida na Índia era a seguinte: Alonso (que mais um vez foi vice para Vettel) precisava do primeiro ou segundo lugar e ver o rival não chegar entre os oito primeiros. Uma pena para o espanhol. O piloto do carro 1 dominou a sexta-feira, fez a pole e dominou a corrida de ponta a ponta para comemorar mais um título.

As vaias em alguns grande prêmios – como em Singapura – mostram como os amantes da Fórmula 1 ainda não tiveram noção do que estão presenciando. Um jovem de 26 anos que em cinco temporadas pela Red Bull tem um vice campeonato e quatro títulos conquistados de forma consecutiva – apenas Fangio e Schumacher conseguiram tal façanha. E Vettel tem tudo para derrubar recordes, principalmente, os feitos do seu conterrâneo e ídolo Michael. A pergunta que ficará na cabeça de todos para a temporada de 2014 e toda a mudança no regulamento é: quem vai parar Sebastian Vettel?

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top