Capa / Cidades / ‘Workshop da Pecuária de Corte’ chega a Alta Floresta

‘Workshop da Pecuária de Corte’ chega a Alta Floresta

Workshop da Pecuária de Corte 1Alta Floresta recebe a 2ª edição do ‘Workshop da Pecuária de Corte’ nesta terça-feira (27). A proposta é promover o encontro entre alunos, professores e pecuaristas da região para debater sobre a realizada da atividade e as propostas para o desenvolvimento da cadeia produtiva. O programa é promovido pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) em parceria com a UFMT, UNEMAT e IFMT e pretende aproximar os estudos científicos da prática da pecuária de corte.

A primeira edição em 2012 contemplou o município de Alta Floresta, reunindo os alunos do curso Agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Além de Alta Floresta, foram visitados os municípios de Sinop, Cáceres, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra e Nova Xavantina.

O coordenador do projeto e consultor técnico da Acrimat, o economista Amado de Oliveira Filho, explica que a iniciativa foi um sucesso em sua primeira edição, quando se observou uma demanda tanto por parte da academia por conhecimento prático, aproximação e troca de experiências, quanto por parte dos pecuaristas, que também carecem de apoio técnico dentro das propriedades. “Percebemos que há muita informação e pouca interatividade entre a teoria e a prática e para que haja sucesso na propriedade e nas pesquisas é preciso aproximar as duas esferas do conhecimento”.

Além da troca de experiência, o projeto tem por objetivo o registro das propostas e sugestões que surgem durante o encontro em um relatório elaborado por uma equipe técnica que ficará à disposição dos produtores e das universidades. De acordo com Amado, em 2012 foi elaborado o estudo denominado ‘Diretrizes para o Desenvolvimento da Pecuária de Corte de Mato Grosso’, com dois conjuntos de propostas, o primeiro voltado para as entidades representativas do setor, universidades, instituições de qualificação profissional e outro para governos municipais, estadual e federal.

Para este ano o projeto é ampliar e publicar um livro-relatório com base nos debates promovidos durante o Workshop, que terá cinco temáticas: Sistemas Agrossilvipastoril, Instalações e Ambiências, Manejo e conservação do solo em áreas de pastagens, Intensificação da produção de carne à pasto e Manejo pré-abate de bovino de corte.

Além de Rondonópolis, ainda recebem o projeto este ano os municípios de Alta Floresta, Sinop, Pontes e Lacerda, Cáceres, Confresa, Nova Xavantina, Barra do Garças e Tangará da Serra.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top