Capa / Gerais / TV pede desculpa por veicular nomes falsos de pilotos do acidente nos EUA

TV pede desculpa por veicular nomes falsos de pilotos do acidente nos EUA

TV pede desculpa por veicular nomes falsos de pilotosA KTVU, uma afiliada da rede de TV americana Fox na área da Baía de San Francisco, na Califórnia, e o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB, sigla em inglês) pediram desculpas por um erro veiculado ao vivo por uma apresentadora  no telejornal – ela citou nomes errados dos pilotos envolvidos no acidente do vôo 214 da Asiana, ocorrido no sábado (6).

De acordo com o canal de televisão, um estagiário do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes havia confirmado os nomes para a emissora.

A apresentadora Tori Campbell anunciou os nomes “falsos” dos pilotos aos telespectadores durante o noticiário do meio-dia da última sexta-feira (16).

“A KTVU acaba de saber os nomes dos quatro pilotos que estavam a bordo do voo que caiu no Aeroporto Internacional de San Francisco há uma semana”. Ela começou a ler os nomes “Sum Ting Wong,” (alguma coisa errada, em inglês) “Wi Tu Lo” (“estamos muito baixo”), “Ho Lee Fu” (‘que droga’) e “Bang Ding Ow” (algo como “caindo”) enquanto um gráfico exibia na TV os nomes ao lado de uma foto da cabine carbonizada. Veja o vídeo.

Em seu site, a KTVU pediu desculpas ao público pela piada de conteúdo racista.

“Cometemos vários erros quando recebemos esta informação. A KTVU assume total responsabilidade por esse erro”, informava a nota.

Segundo a emissora, na tentativa de verificar os nomes, um repórter da KTVU não identificado ligou para o escritório da agência de segurança do governo para a confirmar os nomes, mas não os releu em voz alta. A emissora não esclareceu como os nomes foram encaminhados ao representante do NTSB.

O repórter da emissora também não pedir a identificação do estagiário do NTSB – que confirmou as grafias dos nomes. “Nós ouvimos essa pessoa verificar as informações sem questionar quem era e, em seguida, citamos os nomes em nosso noticiário do meio-dia”, dizia a nota no site da KTVU.

O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes também assumiu o erro e pediu desculpas por “nomes imprecisos e ofensivos que foram erroneamente confirmadas como as dos pilotos”.

“Um estagiário de verão agiu fora do âmbito de sua autoridade quando ele erroneamente confirmou os nomes da tripulação de voo na aeronave. O NTSB não libera ou confirmar os nomes dos membros da tripulação ou pessoas envolvidas em acidentes de transporte para a mídia.Nós trabalhamos duro para garantir que a informação factual apenas seja liberada em relação a uma investigação e lamentamos profundamente o incidente de hoje. Ações apropriadas serão tomadas para garantir que um erro tão grave não se repita.”

Fonte: G1

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top