Capa / Cultura / Programação da JMJ traz exposição de arte sacra italiana ao Rio

Programação da JMJ traz exposição de arte sacra italiana ao Rio

arte sacraO Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), no Rio, reuniu algumas das principais obras de arte sacra italiana. A exposição “A herança do sagrado” será aberta ao público na quarta-feira (10), e faz parte da programação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

O cuidado com o transporte e a abertura das caixas, se justifica. Elas guardam tesouros que compõem a exposição, que começou a ser montada no Rio. A mostra, com 105 peças, reúne algumas das mais importantes obras de arte sacra dos museus vaticanos e de várias regiões da Itália, como mostra o Bom Dia Rio.

São quatro temas retratando a fé cristã: a imagem de Cristo, a Virgem Maria, os santos e os apóstolos.

Antes de as obras ganharem os espaços, cada pela é inspecionada por técnicos, cuidadosamente, para ver se houve danos com a viagem. Afinal, diz o curador Giovanni Morello, além de imponente, esta mostra traz uma seleção rara de trabalhos criados por artistas renomados, contando um pouco da religiosidade ao longo dos tempos.

A exposição traz nomes como Ticiano, Leonardo da Vinci, Caravaggio, Lorenzo Lotto, Guido Reni.

Uma das peças tem uma história valiosa. Quando a Pietá de Michelangelo, que está na Basílica de São Pedro, no Vaticano, foi atacada por um vândalo, nos anos 70, foi esta réplica que serviu de modelo aos artistas para o trabalho de restauração do nariz e de um dos dedos da Virgem Maria quebrados durante o ataque.

Esta reprodução é a única no mundo feita a partir do molde original de Michelangelo. A escultura, de 1950, foi feita em pó de mármore e pesa 236 quilos.

“Nunca recebemos um conjunto tão significativo e singular de nomes como Guido Reni, Ticiano, Michelangelo, Leonardo da Vinci, numa única mostra. É um conjunto significativo de obras primas da história da arte internacional”, disse a diretora do MNBA, Mônica Xexeo.

Fonte: G1

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top