Capa / Nacionais / Exame diz que cisto gigante de mulher não evoluiu para câncer

Exame diz que cisto gigante de mulher não evoluiu para câncer

A jovem de 24 anos, moradora de Guarujá, no litoral de São Paulo, que ficou cerca de um ano com um cisto gigante no ovário até conseguir uma cirurgia para a retirada da anomalia, recebeu uma boa notícia. A biópsia confirmou que o cisto era de natureza benigna, ou seja, não evoluiu para um câncer.

Gislaine Barbosa da Silva se diz aliviada com o resultado do exame. “Não tenho nem palavras. Foi um alívio. Mesmo antes da operação, os médicos já haviam dito que, pela aparência e maneira que o cisto se desenvolveu, dificilmente seria maligno. Ainda assim, havia uma chance pequena, mas a biópsia comprovou que não era, graças a Deus”, comenta.

Apesar de ainda necessitar de acompanhamento médico, a balconista já se sente totalmente recuperada da cirurgia realizada em maio. “Estou muito feliz. Retirei os pontos e já consigo fazer tudo normalmente, como andar de bicicleta e pegar a minha filha no colo. Agora só falta voltar a trabalhar. Isso vai acontecer no próximo sábado (13)”, revela a jovem.

O caso

Gislaine, moradora do bairro Santa Cruz dos Navegantes, em Guarujá, estava há cerca de um ano com um cisto no ovário esquerdo e não conseguia atendimento satisfatório na rede pública de saúde para solucionar o problema. A paciente alega que foi tratada com descaso por vários médicos que a atenderam durante esse tempo.

A jovem tem uma filha de dois anos. Ela conta que passou a desconfiar que havia algum problema em fevereiro de 2012, quando notou que a barriga começou a crescer e não parou mais. Além das dores físicas, principalmente no abdômen e nas pernas, Gislaine também sofria com as brincadeiras e o fato de sempre a confundirem com uma mulher grávida.

Ela só fez a primeira consulta em novembro de 2012.

Em seguida, passou por vários médicos, em Guarujá e em Santos, que a trataram com desdém, sem conseguir resolver seu problema. A situação só começou a melhorar quando sua prima, a auxiliar administrativa Flávia Cesar Amaral, postou uma foto dela em uma rede social na internet, na página ‘Viver em Santos’, juntamente com um texto explicativo. Várias pessoas se dispuseram a ajudar, inclusive médicos, até que conseguiu marcar a cirurgia para a retirada do cisto.

A operação aconteceu no dia 13 de maio, no Hospital Santo Amaro, em Guarujá. Durante o procedimento, os médicos descobriram e retiraram um outro cisto, menor, que se desenvolveu no ovário direito. O ovário esquerdo, onde estava o cisto gigante, precisou ser removido. O direito foi preservado pela equipe.

 cisto gigante de mulher2

FONTE: G1

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top