Capa / Educação / Como cultivar o bem-estar durante o período de isolamento social

Como cultivar o bem-estar durante o período de isolamento social

Sportive fit young woman wearing a mask for prevent virus running in the park. Protection against Coronavirus and gripp

As atividades cotidianas ocupam grande parte do tempo das pessoas. Nessa época de incertezas, em que aumenta a ansiedade em torno do que acontecerá nos próximos dias é necessário buscar práticas que gerem bem-estar, implementar estratégias e ações que tendem a ter impactos positivos na saúde física, mental e emocional. Especialistas apontam que a meditação é uma prática comprovada para o bem-estar da mente, por isso, indicam diminuir o ritmo e ficar por alguns minutos em silêncio e em uma posição confortável.

Outro fator que auxilia na promoção do bem-estar é elevar os níveis dos hormônios da felicidade como a serotonina e as endorfinas. Atitudes como recordar momentos felizes, tomar sol, receber massagens, praticar exercícios como corrida e ciclismo, dançar e cantar melhoram a saúde, o humor e aumentam a quantidade desses hormônios. Boas risadas, alimentação saudável e uma boa taça de vinho também auxiliam na saúde emocional.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde como um “estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Para estarmos bem, precisamos cuidar de todas as esferas de nossa vida e realizar práticas de bem-estar em todos os ambientes em que somos afetados como família, trabalho, amizades, bairro, comunidades. Cultivar o equilíbrio em todos esses meios a partir de práticas constantes é o que deixa nossa mente saudável.

Para cuidar da sua saúde física é importante praticar exercícios, principalmente ao ar livre. Com o isolamento fica mais difícil, mas fazer atividades mantendo o distanciamento social e com máscara só fará bem. Em Sinop o Aquarela das Artes, bairro planejado com gestão administrativa, após um período de suspensão das atividades recreativas, está retornando aos poucos com a rotina para proporcionar mais bem-estar e qualidade de vida aos moradores.

De acordo com o recreador do bairro, Henrique Gonçalves, durante a restrição de deslocamento devido a quarentena, o nível de movimentação diminuiu e isso o deixou mais preocupado enquanto profissional, pois é extremamente importante a prática de exercícios físicos. “Estamos voltando com toda responsabilidade, com número reduzido de participantes nas atividades, higienização dos materiais antes e depois das recreações, recomendando uso de máscara, disponibilizamos álcool para higienização das mãos, pedimos para que cada um traga a sua garrafinha de água e assim estamos fazendo a nossa parte, para que não precisemos nos retrair novamente”.

Segundo o gestor administrativo do bairro, Luiz Viana, durante o período de isolamento social a associação Aquarela das Artes aproveitou para fazer reformas nas quadras e na orla como um todo para proporcionar a todos um retorno ainda melhor. “Pintamos as quadras, colocamos alguns bancos novos, pintamos uma amarelinha, adotamos novos procedimentos de higienização, entre outros”, disse.

As atividades recreativas no Aquarela das Artes ocorrem de terça-feira a domingo com treinos funcionais, futevôlei, futsal feminino e vôlei. “Nossas atividades no Aquarela das Artes promovem a saúde e o bem-estar dos proprietários de terrenos e moradores, além de manter o corpo ativo e saudável favorecem também o aumento do desempenho e condicionamento corporal”, finalizou Henrique.

“A volta das atividades é algo incrível, nessas horas damos mais valor ainda a essa liberdade de poder sair de casa e fazer algo que gostamos, seja apreciar a natureza, passear com a família ou praticar esportes. Quem está no Aquarela das Artes tem tudo isso em casa, então é muito importante ter esses momentos pois eles nos trazem alegria e aumentam nossa qualidade de vida, ainda mais em um ambiente familiar e seguro como é o bairro”, mencionou Luiz.

A gestão administrativa é voltada para gerar mais qualidade de vida e bem-estar aos moradores de bairros planejados que são pensados para as famílias conviverem em harmonia, com mais segurança, tranquilidade e impactos positivos para saúde física, mental e emocional. Está chegando a hora dos moradores de Alta Floresta também viverem essa realidade com o Aquarela Hamoa Bairro Planejado Aberto, que será gerido por uma associação que fará a limpeza, organização e manutenção da área verde que poderá ser compartilhada por todos e onde estará o bosque, o lago, equipamentos e quadras esportivas e de lazer.

A associação também manterá o serviço de segurança contratando profissionais treinados para operar o sistema de videomonitoramento 24 horas, com central que controlará as câmeras modernas e equipes de rondas motorizadas. A gestão administrativa do Aquarela Hamoa será no mesmo sistema do Aquarela das Artes, ambos empreendimentos da JMD Urbanismo e parceiros – Zellmann em Sinop e Família Arpini em Alta Floresta.

Fonte: Assessoria

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top