Capa / Em Destaque / ‘NOVEMBRO AZUL’: Divulgado cronograma de atendimentos com horários estendidos nas Unidades de Saúde para a promoção da saúde do homem

‘NOVEMBRO AZUL’: Divulgado cronograma de atendimentos com horários estendidos nas Unidades de Saúde para a promoção da saúde do homem

Bruno Felipe / Da Reportagem

Com foco na saúde do homem, inicia hoje, sexta-feira (01/10), a campanha ‘Novembro Azul’. O movimento mundial acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros; as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Durante o mês especial, diversas ações de promoção à saúde do homem serão realizadas. Em Alta Floresta, por exemplo, haverá atendimentos diferenciados nas Unidades Básicas de Saúde com horários estendidos. No dia 13/11, os atendimentos acontecerão na Unidade Saúde da Família XI Valfredo Santana, localizada no bairro Jardim Universitário, a partir das 19h00. Já no dia 21/11, o atendimento diferenciado ocorrerá na Unidade Ana Nery, localizada no setor B, a partir das 19h00. No mesmo dia, haverá atendimentos especiais também na UFS V Cidade Alta, situada próximo a Amocialta. Por fim, no dia 26, será na Unidade do bairro Panorama, também a partir das 19h00.

De acordo com a coordenadora da ‘Atenção Básica’, da Secretaria de Saúde do município, Leticia Viotto, os atendimentos nestes horários ocorrem devido à muitos homens não poderem ir até as unidades durante o dia, já que muitos trabalham neste horário. “A ideia é atingir um público maior”, frisou Leticia, em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário. Lembrando que nas unidades com horários diferenciados serão ofertados diversos serviços como testes rápidos de HIV, sífilis e Hepatite, solicitações de exames PSA, vacinas e algumas palestras orientativas.

Em consonância com o ‘Novembro Azul’ outras ações serão promovidas e uma em especial é realizada pela Fundação do Câncer há muitos anos. Através do projeto ‘Mito ou Verdade’ a Fundação responde algumas questões que sempre geram dúvidas nas pessoas relacionadas ao câncer de próstata, passando a publicar informações corretas sobre a doença.  Recentemente uma das indagações foi: O câncer de próstata é uma doença do idoso? Segundo a Fundação, isso é um MITO, pois o câncer de próstata pode ocorrer no homem em qualquer idade, entretanto, ele é mais comum após os 45 anos. Exatamente por isso é que as campanhas como o ‘Novembro Azul’ visam alertar os homens a procurarem avaliação médica mesmo que não estejam sentindo nada.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top