Breaking News

Laboratórios de Solos da Unemat recebem selos de qualidade da Embrapa e do Instituto Agronômico

Laboratório de Alta Floresta conquista ambos selos pelo 10º ano consecutivo e Laboratório de Pontes e Lacerda recebe seu primeiro selo da Embrapa após retomada de atividades

O Laboratório de Análises de Solo, Adubo e Foliar (Lasaf) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Alta Floresta, conquistou pelo 10º ano consecutivo a aprovação nos programas interlaboratoriais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Instituto Agronômico (IAC) recebendo com isso, respectivamente, os selos de Qualidade do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF) e de Qualidade de Análise de Solo. E o Laboratório de Análise de Solos (LabSolos) da Unemat, em Pontes e Lacerda, recebeu seu primeiro Selo PAQLF após a retomada de suas atividades em 2022.

Os dois laboratórios receberam Certificado de Excelência durante o exercício interlaboratorial 2024/2025 por participar do programa da Embrapa Solos e demonstrar excelência em suas análises de fertilidade do solo. E o Lasaf também recebeu o Selo de Qualidade de Análise de Solo concedido pelo IAC, que atestou a competência e a qualidade do laboratório na realização de análises de solo para fins agrícolas, indicando que o laboratório obteve desempenho satisfatório nas análises de amostras.

“Ao longo desses 10 anos de atividade, o Lasaf tem apresentado desempenho de excelência, estando entre os melhores laboratórios de análise do solo do Brasil em termos de qualidade de análise pelo 10º ano consecutivo”, destaca seu coordenador, professor Gustavo Caione que ainda reforça: “Para manter a certificação ao longo dos anos é necessário um trabalho permanente e estável, pois falhas em qualquer rodada de avaliação podem resultar em perda da certificação e descredenciamento”.

Já o Laboratório de Análise de Solo da Unemat, em Pontes e Lacerda, retomou suas atividades em 2022 sob a coordenação do professor Eurico Neto, sendo este o primeiro Selo PAQLF recebido nesta nova fase.

“Atualmente, o laboratório vem atuando nas atividades de pesquisa, ensino e extensão, nesse sentido destaca-se a prestação de serviço com mais de 5 mil análises de solos realizados nos últimos três anos, o que permitiu a automação do laboratório. Os próximos objetivos são a certificação para análise foliar”, explica Neto.

Selo PAQLF

É concedido desde 1992. A participação no programa é voluntária e visa avaliar e garantir a qualidade das análises laboratoriais, com base no Método Embrapa de Análise de Solos. Os laboratórios que obtêm conceito A ou B nas avaliações do PAQLF recebem o certificado de aprovação e o direito de utilizar o selo no ano seguinte.

Selo do IAC 

Atesta a competência e a qualidade do laboratório na realização de análises de solo para fins agrícolas, indicando que o laboratório obteve desempenho satisfatório. O Selo é concedido desde 2000 aos laboratórios de análises de solos que demonstram excelência em suas análises, obtendo conceitos A ou B.

Hemília Maia | Unemat

Check Also

Briga por estudos do “fim dos tempos” pode ter motivado morte de fonoaudióloga

Ana Paula Abreu, de 33 anos, foi morta dentro de casa no último domingo (24), …

Câmara de Alta Floresta aprova lei que garante direito de acompanhante a mulheres durante atendimentos de saúde

Projeto é de autoria do presidente da Casa, vereador Francisco Ailton dos Santos, e visa …

Concluída colheita de milho em Mato Grosso com duas semanas de atraso

Os trabalhos a campo nesse ciclo 2024/25 terminaram, na semana passada, com duas semanas de …

Corpo de Bombeiros atua em acidente de transito envolvendo duas carretas, um veículo de passeio e duas motocicletas

Os bombeiros militares atuaram no socorro às vítimas, prestando atendimento pré-hospitalar e realizando a sinalização …

Sindicato perde ação contra governo sobre contratações temporárias na Saúde

Juiz entendeu que Sisma não tem legitimidade para defender candidatos aprovados em concurso público A …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *