Capa / Cultura / Festival Gastronômico em Alta Floresta começa nesta quinta (10)

Festival Gastronômico em Alta Floresta começa nesta quinta (10)

Começa nesta quinta-feira (10), na Praça do Avião, em Alta Floresta, a oitava edição do Festival Gastronômico Sabores da Floresta — um evento que vai além da gastronomia para se tornar uma verdadeira celebração da identidade local e dos sabores do bioma amazônico. A programação segue até sábado (12), reunindo 20 empreendimentos do setor alimentício que apresentarão pratos exclusivos e inovadores, com ingredientes típicos da região norte de Mato Grosso

Realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), em parceria com a Prefeitura Municipal de Alta Floresta, o festival tem como propósito fomentar o desenvolvimento econômico sustentável, incentivar o turismo e valorizar os potenciais culturais e gastronômicos da cidade. A estrutura inclui ainda espaço kids, exposição de artesanato, mais de 40 opções entre comidas e bebidas, além de uma programação musical ao vivo que promete animar o público com shows de Lôids, Ana Moyra e Allan Figueiredo.

Para o prefeito de Alta Floresta, Chico Gamba, o evento representa mais do que um atrativo turístico. É, segundo ele, um catalisador para o fortalecimento da economia local.

“O Festival Sabores da Floresta é uma oportunidade valiosa para mostrarmos a riqueza da nossa gastronomia. Muitas vezes, a gastronomia não é reconhecida como parte integrante do turismo, mas ela é, sim, uma peça fundamental. Nosso turismo gastronômico tem grande potencial, e este evento funciona como uma verdadeira vitrine dessa força”, afirmou o prefeito.

“Quando o poder público e a sociedade caminham juntos, todos saem ganhando. E esse ganho se traduz em geração de emprego e renda, fortalecendo, assim, a nossa economia local”, completou.

A gestora do festival e coordenadora do Sebrae em Alta Floresta, Karina Zacchi, destaca que o evento é resultado de um trabalho coletivo e contínuo de fortalecimento do setor.

“Cada edição representa um passo importante na valorização dos produtos locais, dos sabores, saberes e cultura regional. O Sebrae acredita no poder transformador da gastronomia como expressão cultural e como ferramenta de desenvolvimento e fomento ao empreendedorismo local. Ver os empresários mais engajados a cada ano é a prova de que estamos no caminho certo”, afirmou Karina.

Responsável pela qualificação dos empreendedores pelo segundo ano consecutivo, o chef Marcelo Cotrim é um dos grandes entusiastas do projeto. Ao longo das oficinas e consultorias, ele compartilhou sua expertise para estimular o uso criativo de ingredientes amazônicos, como o jambu, tucupi, cupuaçu, açaí e o cumaru, na criação de pratos únicos.

“O Festival é, para mim, um projeto necessário para a região. Alta Floresta é uma cidade jovem e ainda em construção de sua identidade gastronômica. Esse evento tem o poder de unir os empreendedores em torno de um objetivo comum: mostrar para os visitantes aquilo que representa verdadeiramente a Amazônia de Mato Grosso”, explicou o chef.

Ele explica que a criatividade também promete surpreender o público “haverá, por exemplo, um inusitado tempurá de açaí com calda de cupuaçu, cebola caramelizada com açaí, chutney de banana com cumaru e drinks com jambu — um toque amazônico que promete conquistar paladares curiosos”.

O evento acontece das 17 às 22 horas na praça da cultura, com entrada gratuita, o Festival Sabores da Floresta se consolida como um dos maiores eventos gastronômicos do norte de Mato Grosso, reforçando o orgulho regional e criando novas oportunidades de negócio, cultura e turismo.

Assessoria

Sebrae

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top