Capa / Cidades / CAPS está em novo endereço e com espaço mais amplo para atendimento

CAPS está em novo endereço e com espaço mais amplo para atendimento

Foi realizada na manhã de terça-feira, dia 10 de outubro, a inauguração do novo espaço do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS). O centro passará a atender na rua B1, prédio da Fundação Servir. A data foi simbólica para o CAPS, pois, o dia 10 de outubro é conhecido como Dia Mundial da Saúde Mental.

A Assessora de Serviços em Saúde, Reinalda Verônica de Sousa, explica que a unidade presta atendimento para toda a população, e que existem duas portas de entrada para tratamento. “Existe a demanda espontânea, também chamada de demanda livre que é sem encaminhamento, onde a pessoa pode ir direto para o primeiro acolhimento”. Depois que a pessoa chega é feita uma avaliação e caso seja constatada que trata-se de atendimento no CAPS, são realizados os procedimentos internos. Também há o atendimento através da Unidade Básica de Saúde (UBS) ou outro local que o profissional faça essa identificação e faça encaminhamento.

De acordo com o Ministério da Saúde, para essa modalidade de atendimento são unidades que prestam serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, constituído por equipe multiprofissional que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.

As unidades do CAPS, fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, essa rede é composta por seis modalidades, onde cada município se habilita conforme seu porte habitacional. Alta Floresta, de acordo com o IBGE possui população de 58.613 pessoas, neste caso está habilitado para ter o CAPS I.

Mas, além do CAPS I, também existem o CAPS II, CAPS i, CAPS ad Álcool e Drogas, CAPS III e CAPS as Álcool e Drogas, sendo que cada modalidade possui suas características próprias e públicos específicos.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Claudinei de Jesus, destacou a importância de um novo local de atendimento. “Satisfação poder acompanhar a inauguração desse novo prédio, arejado e mais amplo. Vamos trabalhar junto com prefeito para que possamos buscar recursos para que o local tenha recurso próprio”, pontua.

O prefeito Chico Gamba, destacou a importância desse cuidado com a saúde mental. “Mente sã representa qualidade de vida e bem-estar. Esse atendimento da saúde mental é importante por cuidar das pessoas. Esse novo prédio é mais amplo e oferece melhores condições para atendimento”, finaliza.

Fabio Bonadeu

Diretoria de Comunicação

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top