O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) integra a missão humanitária do Governo Federal em apoio ao combate aos incêndios florestais que atingem o Canadá desde março. Três bombeiros embarcaram na manhã desta sexta-feira (21.07) para o país norte-americano.
“Devido aos investimentos realizados pelo Governo de Estado, Mato Grosso se tornou referência no combate aos incêndios florestais no Brasil. Com esses recursos, compramos viaturas e equipamentos, e capacitamos nossos bombeiros, garantindo a preservação do meio-ambiente. Enviamos bombeiros para o Canadá porque sabemos que nosso efetivo atual é mais do que suficiente para o combate aos incêndios em Mato Grosso”, disse o comandante-geral dos Bombeiros, Alessandro Borges.
O soldado Wender Ferreira Marques, de Cuiabá, é dos bombeiros de Mato Grosso que embarcaram nesta sexta-feira e foi escolhido pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom) para integrar a missão. Ele trabalha na corporação há oito anos e possui diversos cursos de especialização em incêndios florestais, além de ter também atuado no combate ao fogo no Pantanal em 2020.
“Representar Mato Grosso nesta missão é uma honra. Ao longo de quase 10 anos a corporação me proporcionou experiências que foram fundamentais para combater o fogo no Estado e que agora serão essenciais para ajudar o Canadá. A situação por lá é crítica e é meu dever como bombeiro militar ajudar todos que precisam”, afirmou o soltado.
Além de Ferreira, outros dois bombeiros militares também foram indicados pela Força Nacional de Segurança Pública (FNSP): o subtenente Jairo Demori, de Sorriso, e o segundo sargento Rivanei Alves de Araújo, de Barra do Garças.
Ação nacional
A mobilização foi determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última quarta-feira (19) e é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, com apoio dos Ministérios da Defesa, dos Transportes e da Fazenda, e Ligabom.
Mais de 100 especialistas de todo território brasileiro participam da missão. São profissionais do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e Ministério da Justiça e Segurança Pública, além de 20 bombeiros militares de 18 Corpos de Bombeiros no Brasil.
A missão ocorrerá nos estados de Alberta, British Columbia, Quebec e Saskatchewan. Os bombeiros militares e demais profissionais permanecem no país até o 24 de agosto.
Major Marielle | CBMMT