Capa / Cidades / Por telefone, Bombeiro Militar ajuda a salvar vida de recém-nascido de apenas 12 dias

Por telefone, Bombeiro Militar ajuda a salvar vida de recém-nascido de apenas 12 dias

Em muitas situações manter a calma pode salvar uma vida! Foi o caso de uma ocorrência atendida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alta Floresta no último domingo (12/06). Era por volta das 23h56min quando a 7ª Companhia Independente Bombeiro Militar (7ª CIBM) recebeu uma solicitação por telefone onde um recém-nascido de apenas 12 dias estaria com uma obstrução de vias aéreas.

O fato ocorreu na Avenida Primavera, bairro Jardim das Flores, em Alta Floresta – MT. Em entrevista para a equipe do Jornal O Diário, o Soldado BM Amorim, que atendeu a ocorrência, nos disse que foi a avó do bebê que ligou para a companhia, ela estava bastante nervosa e solicitou atendimento informando que o neto foi encontrado pela mãe no berço com os lábios arroxeados e aparentemente sem respirar. Logo de início pode-se perceber que a mãe e a avó da criança estavam bastante desesperadas com a situação e o bombeiro militar inicialmente orientou-as para manterem a calma. Nisso, uma guarnição de atendimento foi despachada para o endereço informado.

Para a nossa equipe, Soldado BM Amorim disse que pediu para que a mãe se acalmasse, pega-se a criança e virasse sobre um dos braços com o ventre para baixo e a cabeça levemente inclinada para baixo, após isso, o Soldado pediu para que ela iniciasse manobras de ‘tapotagem’ nas costas do bebê entre as escapulas. “Eu falei: senhora, verifica se ele está respirando, vira ele de volta e verifica se há sinais de respiração”, relatou o soldado; com isso, a mãe da criança virou o bebe e constatou-se que ele ainda não estava respirando, estando ainda com a aparência roxeada.  O soldado então pediu para que ela repetisse o procedimento.

Os procedimentos foram repetidos por três ou quatro vezes, quando foi possível ouvir o choro da criança. O momento foi de grande alívio, pois a avó da criança e a mãe, à medida em que se repetia os procedimentos orientativos, ficavam gradualmente mais nervosas. “O choro era sinal de que a criança tinha voltado a respirar”, disse ele. Mesmo após o recém-nascido ter chorado, o soldado continuou na ligação até a chegada da guarnição de atendimento. Ao chegar na residência, a mãe foi ao encontro da guarnição com o seu filho no colo, entregando aos cuidados da equipe de atendimento. Na avaliação primária foi observado que o bebê já respirava, mesmo com dificuldade pela presença de secreção nas narinas e boca. Foi feita a limpeza de vias aéreas e ele foi colocado em posição anatômica para facilitar a respiração e monitoração durante todo o deslocamento até o Hospital Regional Albert Sabin.

Para a guarnição, a mãe da criança disse que havia amamentado seu filho e colocado na posição para arrotar, logo depois de algum tempo foi posto no berço para dormir. A certa altura da noite, ela foi até o berço para verificar como o bebê estava e ela notou que ele estava roxo e sem respirar, foi quando bateu o desespero e gritou para que sua mãe ligasse para o Corpo de Bombeiros. Após a entrega da criança aos cuidados médicos do Hospital Regional de Alta Floresta, a guarnição do atendimento retornou à sede da Companhia. “É de suma importância que a população tenha conhecimento desse procedimento de primeiros socorros, porque quanto mais cedo realizar esses procedimentos de uma vítima, mais chance de vida ela tem”, orientou Soldado BM Amorim.

Bruno Felipe / Jornal O Diário

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top