Capa / Cidades / Dia mundial do doador de sangue Marca importância da solidariedade

Dia mundial do doador de sangue Marca importância da solidariedade

Doar sangue é um ato de solidariedade e o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no dia 14 de junho, foi criado pela Assembleia Mundial da Saúde, em 2005, para incentivar e agradecer a participação do cidadão na doação de sangue, além de alertar para a necessidade de um banco sanguíneo seguro para todos. Alta Floresta conta com a Unidade de Coleta e Transfusão de sangue – UCT que é responsável por abastecer os hospitais públicos e particulares não somente de Alta Floresta, mas, toda a região do Alto Tapajós.

De acordo com o Bioquímico Rafael Carvalho de Freitas, a maior parte dessas doações são destinadas aos atendimentos de urgência, como vítimas de ferimentos graves, além de servir como suporte para bebês recém-nascidos, pacientes com anemia, pacientes em tratamento oncológico e procedimentos cirúrgicos.

“Nós temos sempre cirurgias eletivas, cirurgias de emergência então sempre sangue é essencial pra esses procedimentos e para salvar vidas, hoje nós estamos com o estoque estabilizado só que ele flutua muito de acordo com a demanda, um dia está ótimo em questão de estoque, conseguimos atender todo mundo, outro dia cai um pouco, mas nunca deixamos faltar sangue para as transfusões”, destacou.

Requisitos para doar

•             Ter entre 16 e 69 anos

•             Adolescentes entre 16 e 18 anos precisam de consentimento dos responsáveis

•             Doadores com idades entre 60 e 69 anos só podem doar se já tiverem doado antes dos 60

•             É preciso pesar no mínimo 50 kg e estar em bom estado de saúde

•             O doador não pode ter ingerido bebidas alcoólicas ou fumado nas últimas 12 horas

•             É preciso estar bem descansado e alimentado

•             Não pode estar em jejum

•             Homens podem doar até quatro vezes ao ano (com intervalo mínimo de dois meses) e mulheres até três vezes (com intervalo mínimo de três meses)

•             A doação de sangue deve ser 100% voluntária, altruísta e não remunerada, mesmo de for destina a um conhecido ou parente

De acordo com o Ministério da Saúde, cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas! Para doar basta se dirigir ao UCT anexo ao Hospital Regional de Alta Floresta de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Da Redação – Jornal O Diário

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top