Capa / Educação / Unemat de Alta Floresta publica primeiro Boletim Agrometeorológico

Unemat de Alta Floresta publica primeiro Boletim Agrometeorológico

Foi divulgado o primeiro material do projeto “Boletim agrometeorológico: uma ferramenta aos produtores rurais do município de Alta Floresta – MT e região”.  O boletim foi publicado pela Portaria 1183/2021.

O projeto é vinculado à Faculdade de Ciências Biológicas e Agrárias – FACBA e ao Núcleo de Agricultura Familiar e Agroecologia – NAFA e coordenado pelo professor doutor Edgley Pereira da Silva, todos do campus da UNEMAT de Alta Floresta.

Além do coordenador, a equipe é composta pelos professores doutores, Luiz Fernando Caldeira Ribeiro, Ana Luísa Araújo de Oliveira e pelo professor mestre Wesley Vicente Claudino. São colaboradores o professor doutor Ademilso Sampaio de Oliveira e os acadêmicos do curso de Agronomia Luiz Gustavo Melo de Souza e Robson Gomes Pedro.

O objetivo do projeto é a publicação de um Boletim Agrometeorológico digital trimestral com informações sobre a variabilidade dos fatores meteorológicos que influenciam diretamente as atividades agropecuárias, fornecendo informações qualificadas para orientar a tomada de decisão de produtores rurais.

O trabalho desenvolvido pelos realizadores do projeto envolve a coleta de dados de precipitação pluviométrica, temperatura e umidade do município de Alta Floresta-MT, a organização em escala diária e mensal dos dados climáticos, montando séries históricas de precipitação, temperatura e umidade em formato de tabela e gráfico.

Além disso, também são atividades montar o Balanço Hídrico Climatológico – BHC, analisar altos e baixos índices de chuvas, apontar as possíveis doenças e pragas, elaborar o Boletim Agrometeorológico em linguagem acessível e avaliar a eficiência do material pelos produtores consultados.

Com o boletim os produtores rurais terão acesso a todas as informações citadas (precipitação pluviométrica, temperatura, umidade, doenças e pragas e etc) de forma simples e direta, podendo ser utilizadas para potencializar a produção com segurança, uma vez que será possível observar variações climáticas capazes de prejudicar ou impactar a mesma.

Kauane Porpério/Assessoria

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top