Proprietários de veículos de Mato Grosso podem solicitar a intenção de venda, transferência de propriedade, primeiro emplacamento e uma série de novos serviços públicos digitais via aplicativo MT Cidadão. As soluções trazem mais facilidade e comodidade para a vida dos mato-grossenses.
A última atualização do APP foi realizada pela Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) e já está disponível para download gratuito nas principais lojas de aplicativos.
A atualização ainda conta com os seguintes serviços:
- Primeiro emplacamento
- Intenção de venda
- Transferência de propriedade
- Mudança de município (Transferência de município)
- Segunda Via CRV
- Inclusão de financiamento (inclusão de gravame)
- Baixa de financiamento (Baixa no gravame)
- Troca de Placa Mercosul
Os processos também permitem o agendamento de atendimentos presenciais necessários durante outros processos, como a entrega de documentação e vistoria dos veículos. Os agendamentos podem ser feitos pelo próprio aplicativo ou pelo site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br).
De acordo com o diretor-presidente da MTI, Antônio Marcos de Oliveira, a melhoria na oferta de serviços públicos digitais é uma missão do Governo do Estado e em especial da MTI e do Núcleo de Transformação Digital, que conta com representantes de vários órgãos do executivo.“Junto com o Detran estamos trabalhando para eliminar barreiras e facilitar o acesso ao cidadão, promovendo assim uma melhoria nos serviços, atendimentos e qualidade de vida dos usuários”, afiormou.
Segundo o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, esse é apenas o início de um processo de modernização para tornar a Autarquia cada vez mais digital. “Com a ampliação dos serviços no aplicativo, vamos reduzir cerca de 90% a demanda de todos os serviços do Detran que eram realizados somente de forma presencial”, destacou.
Importante ressaltar que, para os serviços de troca para placa Mercosul, mudança de município e transferência de propriedade, é necessária a realização de vistoria veicular, que deve ser agendada através do próprio aplicativo ou pelo site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br).
Conforme o diretor de Veículos do Detran-MT, Augusto Cordeiro, os serviços de transferência de propriedade e de emplacamento do veículo zero quilômetro, na modalidade digital, era um dos principais pedidos dos cidadãos em relação aos serviços do Detran.
“Agora a população poderá iniciar a regularização do seu veículo através do aplicativo, sem sair da sua rotina, tendo acesso ao serviço de uma forma muito mais ágil”, observou Augusto.
O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, lembrou que dois importantes serviços do órgão – renovação da CNH e a emissão do Licenciamento do veículo – já estão disponíveis no aplicativo MT Cidadão há mais de 1 ano.
“Agora, trabalhamos bastante em parceria com a MTI na ampliação da oferta dos serviços do Detran de forma online, proporcionando maior comodidade ao cidadão para obter os documentos que precisa de maneira mais prática e rápida, sem precisar deslocamento a qualquer unidade do Detran”, ressaltou o presidente.
MT Cidadão
O MT Cidadão é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso que visa ampliar a transparência e prestação de serviços ao cidadão. Desenvolvido e mantido pela Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTI), é uma plataforma que disponibiliza em um só lugar vários serviços digitais essenciais e relevantes para o cidadão.
A atualização já está disponível para Android na loja Google Play e para o sistema IOS na App Store.
Este projeto foi objeto de atividade realizada em conjunto entre a Diretoria de Veículos do Detran-MT, liderada pelo diretor Augusto Cordeiro, responsável pela definição das regras de todos os processos e pelas equipes da MTI de sustentação do Sistema DETRAN-NET, de Serviços Digitais e de Infraestrutura, liderados pelos analistas Emanuel Daubian, Fábio Dedé, Israel Ferreira e Luiz Estrela. O desenvolvimento ainda contou com a colaboração do Time de Transformação Digital da MTI.
Assessoria