Capa / Justiça / Com aumento da vacinação, MT prevê apresentar em 30 dias plano de retomada de visitas aos presídios

Com aumento da vacinação, MT prevê apresentar em 30 dias plano de retomada de visitas aos presídios

A secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, afirmou que em 30 dias apresentará um plano de retomada das visitas aos detidos nas unidades prisionais de Mato Grosso. O ofício foi feito em resposta à solicitação do retorno seguro das visitas, feita pelo Grupo de Atuação Estratégica do Sistema Prisional (Gaedic/Sistema Prisional), da Defensoria Pública de Mato Grosso, no último dia 13 de agosto.

Na data, o coordenador do Gaedic Sistema Prisional, André Rossignolo, reuniu dados e informações sobre a redução de internações causadas pela Covid-19, a redução no número de mortes, o aumento no número de vacinados e o longo tempo de isolamento dos presos, um ano e cinco meses sem contato físico com a família, para pedir o planejamento.

Para o Gaedic, afirma o defensor público – tão logo a segunda dose da vacina seja aplicada nos presos – é importante que as visitas voltem a ocorrer, seguindo um planejamento, que também pode levar em consideração a vacinação do visitante, e a manutenção das medidas sanitárias definidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Fizemos o  pedido com base no progresso da vacinação contra a Covid-19, que já abrange a maioria da população do Estado, principalmente os grupos prioritários, nos quais os presos e os servidores da Segurança Pública se enquadram. A primeira dose da vacina já foi aplicada em 90% dos detidos e os relatórios de saúde indicam redução, tanto em número de doentes quanto de mortos por Covid-19. O que precisamos é que se pense em como será a retomada”, disse Rossignolo.

O Gaedic pediu que o plano fosse entregue em dez dias, mas, diante das informações da Segurança Pública, de que fará um levantamento, unidade por unidade, considerando as peculiaridades de cada administração municipal, o prazo de 30 dias foi considerado adequado.

“A Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária assumiu o compromisso de apresentar uma manifestação quanto ao retorno das visitas presenciais nos estabelecimentos penais, no prazo de 30 dias, após avaliar as possibilidades e condições de cada unidade, conforme a situação do município e o estágio da vacinação da população privada de liberdade”, diz trecho da resposta do secretário Bustamante.

No ofício, o secretário ainda afirma que a suspensão ou restrição da visitação aos presos se mostrou uma medida efetiva para evitar a contaminação dentro dos presídios e que a vacinação entre os presos ainda está na primeira dose.

“Em relação às vacinas, a comunidade científica tem orientado acerca de que são eficientes, contudo não são capazes de conter a disseminação do vírus. O papel das vacinas é amenizar o quadro infeccioso, mas não de impedir o contágio, razão pela qual deve-se manter as medidas sanitárias e restritivas”, considera o secretário de Segurança Pública.

Bustamante ainda pondera que: “a vacinação da população em geral também vem ocorrendo a passos lentos e em fases distintas em cada município, o que requer ainda mais cautela na tomada de decisão para o imediato retorno das visitas presenciais”, diz trecho do ofício.

Da redação – O Documento

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top