Capa / Estaduais / Em MT, ainda não há definição sobre imunização de adolescentes

Em MT, ainda não há definição sobre imunização de adolescentes

Com o avanço da imunização dos adultos com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, alguns estados ou cidades brasileiras já anunciaram ou deram início à vacinação de crianças e adolescentes de 12 aos 17 anos contra a doença. Em Mato Grosso, ainda não há uma definição de quando será iniciada a proteção desse público, que teve a autorização e indicação de aplicação do antígeno da Pfizer pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 11 de junho passado.

Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT) justificou que o Estado segue as recomendações do Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde (MS) e que “até o momento, não houve orientações oficiais quanto à imunização contra a Covid-19 em menores de 18 anos e nem envio de doses por parte do Governo Federal para este público”.

Além disso, o órgão estadual de saúde ainda faz um levantamento do número de pessoas na faixa etária a serem imunizadas, no Estado. “O setor responsável pela Vigilância em Saúde da Ses está concluindo o levantamento das informações sobre a estimativa de pessoas em Mato Grosso com idade entre 12 e 17 anos”, informou.

Em 27 de julho passado, o Ministério da Saúde informou que os adolescentes, com prioridade para aqueles com comorbidades, serão incluídos na campanha nacional contra a doença e a imunização ocorrerá assim que concluída a distribuição de vacinas suficientes para aplicar, pelo menos, a primeira dose em toda a população adulta vacinável.

A decisão foi pactuada em nota conjunta do órgão federal de saúde com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A expectativa do MS é vacinar toda a população maior de idade até setembro próximo.

Ainda, segundo informações da Anvisa, a ampliação da Pfizer para adolescentes foi aprovada após a apresentação de estudos desenvolvidos pelo laboratório que indicaram a segurança e eficácia da vacina para este grupo. Ainda, ontem (18), estava prevista uma reunião da Anvisa para avaliar a autorização ou não da Coronavac nesta mesma faixa etária.

Já entre as cidades brasileiras que já anunciaram ou começaram a proteção de menores de idade contra o coronavírus estão Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, Niterói, no Rio de Janeiro, Guajará-Mirim, em Rondônia, e São Paulo (SP). No exterior, a vacina é aplicada a pessoas a partir dos 12 anos em países como o Canadá e os Estados Unidos.

Até terça-feira (17), o Estado recebeu 3.252.460 doses de vacinas e pactuou a distribuição de 3.255.248 unidades aos 141 municípios do Estado, ou seja, 99,9% do total recebido. Segundo a Ses-MT, de 2.985.617 doses retiradas, as prefeituras aplicaram 2.413.478 (80,84%) sendo 1.825.652 como primeira dose ou dose única e 591.956 como segunda dose.

CUIABÁ – A assessoria da Prefeitura de Cuiabá informou o prefeito Emanuel Pinheiro solicitou à coordenação da campanha de imunização que realize um estudo para a inclusão deste público no processo de imunização contra Covid-19. “A coordenação da campanha está realizando o levantamento do quantitativo deste grupo”, afirmou.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a previsão é que tão logo todas as pessoas acima de 18 anos sejam vacinadas em Cuiabá o grupo de 12 a 17 anos comece a ser vacinado, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde e mediante o recebimento de doses específicas para o grupo.

Joanice de Deus/Diário de Cuiabá

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top