Capa / Educação / Secretário de Estado nega surto de Covid-19 na Educação

Secretário de Estado nega surto de Covid-19 na Educação

O secretário de Educação do Estado Alan Porto criticou os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sintep), que afirmam que há um surto de covid-19 na Educação após o retorno das atividades presenciais.  

O integrante do primeiro escalão estadual afirma que a informação é “fakenews” e garante que a situação está controlada. “As mesmas pessoas que lá atrás falaram que o estado ia fechar 300 escolas, que soltaram esse fakenews, estão falando em surto. O conceito da palavra surto e quando você tem um aumento exponencial num determinado local, e não e o caso”, enfatizou. 

Após um ano e meio, a Secretaria de Educação retomou as atividades presenciais no último dia 03 pelo sistema híbrido. A decisão foi duramente criticada pelo Sintep-MT, que pleiteavam o retorno somente após a aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 nos profissionais da educação. 

Após o retorno, alguns casos de infecção foram identificados, o que gerou ainda mais críticas por parte do sindicato. O secretário, contudo, afasta a possibilidade de surto. 

De acordo com ele, até as 18 horas desta segunda-feira (16) foram detectadas 64 casos confirmados de covid-19 em profissionais da educação, e 39 estudantes. 

“Levando em consideração as 728 escolas, 393 mil estudantes e mais de 27 mil profissionais da educação, em média temos um caso nas 79 escolas que foram detectados. Hoje, o estado de Mato Grosso tem 79 escolas que foram detectados casos de profissionais da educação ou alunos confirmados. Então, não há que se falar em surto”, especificou. 

Para ele, a educação não pode ser tratada como segunda opção, uma vez que várias atividades já retornam ao seu ritmo normal de funcionamento. 

“Os leitos de UTI estão ocupados em 63%, existe um ambiente controlado. Como estamos todas atividades econômicas estão funcionando. O ambiente escolar e um ambiente seguro, então porque ficar questionando a educação?? A educação não pode ser tratada em segundo plano, e nesse governo ela e prioridade”, disse. 

Porto ainda reforça que o Governo do Estado tem tomado todas as precauções a fim de preservar a vida e a saúde dos profissionais e estudantes. 

“As escolas estão preparadas e é claro, o vírus está circulando. A nossa equipe tem monitorado, o projeto Saúde e Segurança rodou os 15 polos do estado, explicando como os profissionais da educação, como a escola vai utilizar o Indica SUS, que é um sistema de monitoramento elaborado pela Secretaria de Saúde”, finalizou. 

Kamila Arruda/Diário de Cuiabá

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top