Capa / Artigo / ARTIGO

ARTIGO

Alta Floresta e o novo Livro do Prof. Tobias

Intitulado: “Um EAD na Amazônia: a UNIFLOR e sua Educação a Distância-EAD (2013-2020)”, o novo livro é o 28.° de autoria do Prof. Tobias. E qual é o assunto do livro? É sobre duas paixões da vida dele:

Alta Floresta e a UNIFLOR.

De modo específico e particularizado, como diz o título do livro, o assunto é a origem e os primeiros anos da Educação a Distância, o EAD da UNIFLOR. Aliás, é bom lembrar que a UNIFLOR é a única, entre todas as Faculdades e Universidades de Mato Grosso, que possui o EAD como sede e como polo; todas as outras, inclusive da capital, não têm sede, que se localiza em outros Estados; são só polo, isto é, filial que nunca guarda aqui um tostão do que recebe.

Dos 28 livros do Prof. Tobias, o EAD na Amazônia é o mais lindo e atraente, primeiro, porque tem uma capa colorida que é uma obra de arte e, segundo, porque, dos 27 livros editados até hoje, nenhum nunca teve foto colorida. Por isso, está enriquecido, de um lado, com fotos coloridas de assuntos diversos como as de aldeias e de indígenas do Nortão e, de outro lado, com mapas grandes e coloridos, agradáveis aos olhos até de uma criança e destinados a mostrar e a realçar Alta Floresta dentro do Nortão e do Brasil Central.

O estilo do Prof. Tobias, como já é tradicionalmente conhecido de seus leitores, é simples, caipira, rico de exemplos regionais e acessível a qualquer leitor, por menor que seja sua instrução. O preço do livro, feito para não prejudicar o bolso de ninguém: R$ 20,00! Outra vantagem, cobiçada pelas livrarias e editoras modernas: o livro é de poucas páginas, mal e mal chega a 100 páginas.

Um EAD na Amazônia divide-se em três partes. A primeira, chamada de “Introdução”, apresenta Alta Floresta dentro do Nortão e do Brasil Central, desenhando em futuro próximo, o papel representado por Alta Floresta que, semelhante ao de Sinop de hoje, deixará a chamada Rota BR-163-Miritituba-Belém-Canal do Panamá-China para pegar a Rota do Pacífico, cujo trajeto (reduzido a um terço do percurso quando comparado com a Rota de Sinop-Miritituba) será Alta Floresta-Ponte do Juruena-Porto Velho-Lima(no Peru)-China.

A segunda parte do livro, intitulada “O EAD da UNIFLOR”, é a mais volumosa e narra os primeiros anos da Educação a Distância, do EAD da UNIFLOR. Aqui são apresentados capítulos de histórias agradáveis a quem ama Alta Floresta e a UNIFLOR e valoriza o Nortão como: a) “Os Índios e o EAD da UNIFLOR”, capítulo onde se fala, inclusive com lindas fotos coloridas, do Polo do EAD da UNIFLOR chamado “Kopenoti”, moradia de mais de trezentos indígenas da etnia dos Terenas; b) o capítulo: “O Curso de Medicina de Alta Floresta”; c) o capítulo: “Educação a Distância em Alta Floresta”; d) “O EAD da UNIFLOR e os outros EADs de Alta Floresta”; e) “A Greve-Baderna, de 2017, da UNIFLOR”.

A terceira parte de Um EAD na Amazonia tem o nome de “Os dois Panteões da UNIFLOR” e expõe nome completo e breve biografia dos grandes benfeitores da UNIFLOR, encontrados durante seus 25 anos de vida, isto é, desde sua fundação, em 1995 até hoje. Para historiar a trajetória dos numerosos benfeitores, a UNIFLOR viu-se obrigada a criar dois quadros, ou melhor, dois Panteões, para usar o terno mais apropriado da Mitologia Grega, que são: primeiro, o Panteão Jurídico da UNIFLOR, constituído de cinco entidades jurídicas , consideradas, nesta área, as Grandes Benfeitoras da UNIFLOR, como, por exemplo, o Governo do Estado de Mato Grosso e a Câmara Municipal de Alta Floresta; segundo, o Panteão Físico da UNIFLOR, feito de 35 pessoas físicas, cada uma com nome, sobrenome e uma pequena biografia de seus benfeitores em prol da UNIFLOR.

Com os 25 anos de existência da UNIFLOR e com seus 3.475 bacharéis e licenciados formados, o Leitor de Alta Floresta e até certo ponto do Nortão há de ter, por certo, algum parente, amigo ou conhecido entre os 35 nomes dos heróis que ocupam as galerias do Panteão Físico da UNIFLOR. Neste caso, para finalizar o presente artigo de apresentação do Um EAD na Amazônia, nada melhor do que:

“Parabéns ao seu Herói do Panteão Físico da UNIFLOR e a Você, prezado Leitor, que, mais uma vez, me concedeu a honra de ler meu artigo!”

Prof. Dr. José Antonio Tobias     

Diretor das Faculdades de Alta Floresta

1.ª Nota: O livro: “Um  EAD na Amazônia”, além de encontrado nas Livrarias, como a Livraria Tobias (da UNIFLOR), telefone: (66) 3512-3304 e www.livrariatobias.com.br ou na Livraria Florestana: telefone: (66) 3521-3555 ou também, está à disposição junto ao Sr. Cleber Luiz Battirola: telefone: (66) 98445-0065.

2.ª Nota: O livro “Um EAD na Amazônia” estará à venda a partir de 16 de agosto de 2021.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top