Capa / Educação / Professores criticam prova do ‘Avalia MT’

Professores criticam prova do ‘Avalia MT’

“Avalia MT ou Copia MT?”, questionou o professor Rodrigo Gimenes sobre as questões presentes no questionário aplicado aos alunos da rede estadual, pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), as questões da prova foram copiadas de outras avaliações.

O “Avalia MT” é uma prova diagnóstica que verifica o nível de aprendizado dos estudantes e, a partir dos resultados, elaborar políticas públicas para superação das dificuldades encontradas. O exame foi aplicado em maio.

Em vídeo publicado no seu canal do Youtube, o professor de Biologia analisa a prova do Avalia MT 2021, após ver críticas de outros profissionais da educação alegando que as questões eram copiadas.

Ele pediu para que um aluno do 1º Ano do Ensino Médio lhe enviasse uma cópia. Logo na primeira questão, Gimenes encontra a pergunta aplicada em outra prova, do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe), de 2019.

Após a aplicação da prova, diversos professores pegaram o questionário para avaliar. Contudo, notaram irregularidades, pois diagnosticaram questões, textos, exercícios e respostas prontas na internet.

“Fica aí uma indignação com esse tipo de avaliação, independente se veio da banca do CAED, essas avaliações eu creio que devem ser pensadas de estado pra estado, e não apenas pegar um banco de questões, copiar, colar e escolher umas questões ali pra avaliar”, pontua.

Outro problema é que os conteúdos eram descontextualizados da realidade dos estudantes da rede estadual. Como no primeiro exercício, por exemplo, analisado pelo professor Gimenes, a questão veio de uma prova de Pernambuco.

“Mesmo que seja língua portuguesa, mesmo que seja matemática, tem que se levar em consideração sim a situação do estado”, avalia Gimenes.

Segundo apurado pelo Sintep/MT as provas do “Avalia MT” foram elaboradas pelo Centro de Políticas e Avaliação de Minas Gerais, e é mais um dos programas ‘inovadores’ executados pela Seduc/MT.

O Sistema Estruturado de Ensino é importado do Paraná e adotado pelos novos gestores vindos daquele estado, para Mato Grosso.

Outro lado

A reportagem entrou em contato com a assessoria da Seduc, que irá elaborar uma nota de esclarecimento. Assim que encaminhada à redação, será acrescentada na matéria.


Vitória Lopes l Gazeta Digital

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top