Capa / Em Destaque / Forças de segurança continuam buscas por bandidos do ‘Novo Cangaço’ e Bope crê em até oito escondidos

Forças de segurança continuam buscas por bandidos do ‘Novo Cangaço’ e Bope crê em até oito escondidos

As unidades especializadas de segurança de Mato Grosso continuam nas buscas pelo bando que assaltou duas agências  bancárias da cidade de Nova Bandeirantes (1.026 quilômetros de Cuiabá). Imagens divulgadas recentemente mostram toda a dificuldade enfrentanda pelos policiais, que estão andando por rios e matas em busca dos criminosos. Até o momento, quatro foram mortos e R$ 167 mil recuperados.

Vídeos mostram os agentes da segurança pública entraram no mato e também atravessando rios em busca dos criminosos. Segundo o comandante do Bope, tenente-coronel Roque, os policiais analisam diversos vestígios que ajudem a encontrar os foragidos.

“Nosso pessoal é treinado para esta situação. Não podemos dizer as técnicas para não entregar isto aos criminosos, mas é tudo feito de forma minuciosa. Nós continuamos acreditando que ainda exista um grupo na área, entre seis a oito pessoas. Fizemos o cerco e estamos atrás”, disse o comandante ao Olhar Direto.

O secretário de Estado de Segurança Pública Alexandre Bustamante afirmou que acredita no trabalho dos policiais militares no caso de Nova Bandeirantes.

Bustamante ainda afirmou que o tempo de investigação deste caso está dentro do prazo, visto que no último assalto desta magnitude foram necessários 35 dias para a Polícia concluir as investigações e recuperar tudo que havia sido roubado. “Nós estamos no 14º dia, mesmo assim ainda acredito muito no trabalho da segurança. Quatro já fizeram o confronto, a polícia não sai de casa para matar ninguém, mas se confrontar a segurança pública eles têm que se defender e muitas vezes os bandidos vão levar a pior”.

Para o secretário, este caso não representa um ‘retorno do novo cangaço’, como tem sido chamado, mas sim o final. “Nós passamos nove anos sem e vamos passar mais muito tempo sem, porque se vier para cá a nossa segurança vai dar uma resposta à altura”, disparou.

O caso

O bando envolvido no roubo as duas agências bancárias da cidade de Nova Bandeirantes (distante 1.026km de Cuiabá), entrou confronto com policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope), na tarde da última quinta-feira (10). Os bandidos, que estavam fortemente armados, fizeram populares como reféns e levaram cerca de R$ 900 mil dinheiro dos locais no dia 04 de junho.

Segundo informado pelo Comando da PM, o roubo teve início pouco antes das 10h da manhã. Os criminosos empregaram uso de arma de fogo de grosso calibre, como metralhadoras, fuzís e escopetas calibre 12. Na fuga eles utilizaram uma caminhote.

Na porta do banco eles deixaram reféns sem camisa e com as mãos pra cima enquanto faziam o recolhimento do dinheiro. Para assustar e evitar a chegada dos policiais, eles dispararam vários tiros em frente a praça pública. 

Todo ato é semelhante ao usado no estilo novo cangaço, que estava extinto em Mato Grosso desde 2013. Por conta disso, os policiais que foram empregados na ação são os mesmos que foram instruídos na época em cursos de busca pela mata. 

Confronto

O Bope foi acionado pela Força Tática, após os criminosos evitarem uma barreira e fugirem em uma caminhonete. Os policiais do Bope coletaram as informações e foram em busca dos suspeitos no meio da mata. Em dado momento, a equipe do Bope foi surpreendida por disparos de arma de fogo e iniciou-se um confronto armado. Quatro suspeitos foram atingidos.

Em fotos, que não serão publicadas pelo Olhar Direto, é possível notar que pelo menos dois dos criminosos foram atingidos por disparos na cabeça e também em outras partes do corpo. Com os bandidos foram encontradas roupas militares, armas e parte do dinheiro do roubo. As buscas, iniciadas há 6 dias, vão continuar até chegar a todos os envolvidos no crime da modalidade de Novo Cangaço.

A operação também continua por tempo indeterminado, com barreiras e incursões nos locais onde houve relatos de indícios e informações de presença de criminosos.

Wesley Santiago – Olhar Direto

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top