Capa / Economia / Privatização da Eletrobras pode impactar no aumento na tarifa de energia, diz representante de sindicato

Privatização da Eletrobras pode impactar no aumento na tarifa de energia, diz representante de sindicato

Os deputados de Mato Grosso se dividiram em relação à privatização da Eletrobras, mas a maioria votou contra. A medida provisória entrou em vigor em fevereiro, mas ainda precisa da aprovação do Congresso Nacional e deve impactar na tarifa de energia elétrica no estado.

Três deputados de Mato Grosso votaram a favor e quatro contra a medida provisória do governo federal. R rosa Neide Sandes (PT), Emanuelzinho (PTB), Juarez Costa (MDB) e Valtenir Pereira (MDB) são contrários à privatização. Neri Geller (Progressistas) não votou porque não estava na sessão.

Os deputados que foram contra a privatização afirmam que a medida vai resultar no aumento da conta de luz.

A deputada Rosa Neide diz que a Eletrobras é lucrativa e não vê motivo para ser repassada à iniciativa privada.

“É a segunda maior empresa que cuida de energia do mundo. É uma empresa lucrativa. Nos últimos anos ela conseguiu colocar em caixa R$ 30 bilhões e antes ela não tinha muitos recursos em caixa porque o Brasil investiu muito no programa Luz Para Todos. Nós temos água potável para o Brasil e para o mundo e aí estamos colocando isso tudo, todo nosso patrimônio natural, nas mãos de empresas estrangeiras”, disse ela.

Para o deputado Emanuelzinho, a maior preocupação é com o risco de aumento na tarifa de energia elétrica.

“Há a possibilidade de aumento da tarifa de energia elétrica. Nós corremos o risco de desempregar muitas famílias, não que o estado tenha que ser um balcão de empregos, mas nesse momento que estamos vivendo, é um risco”, afirmou.

Já Dr. Leonardo (Solidariedade), José Medeiros (Podemos) e Nelson Barbudo (PSL) são favoráveis à privatização. Eles argumentam que a medida vai reduzir o custo da tarifa e diminuir o uso das termelétricas, além de trazer R$ 25 bilhões aos cofres públicos.

José Medeiros defende a privatização e afirma que a intenção é que o estado deixe de exercer a função empresarial.

“O Brasil tem essas empresas estatais, que falam que são nossas, mas são nossas na hora de socializar o prejuízo. Quando está quebrada, o custo é do Tesouro. Na hora que dá lucro, o lucro é dos empresários. Então é melhor que passe para lá, que arquem com o prejuízo e com os lucros”, disse ele.

Para Fabiola Antezana, que é engenheira ambiental e faz parte do coletivo nacional dos eletricitários, nós temos exemplos no Brasil, que mostram que esse modelo de desestatização não dá certo.

“No caso recente agora do apagão do Amapá, o que aconteceu é que foi feito o leilão, houve a licitação, chamada pública, ganhou uma empresa privada. Eles não deram a manutenção devida e nem o investimento necessário para garantir que os equipamentos estivessem em condição de atuar e foi o que aconteceu. Quando deu problema no principal, não tinha o que substituísse e isso é falta de investimento”, afirmou.

Para quem não se lembra, a maior parte das cidades do Amapá enfrentou no final do ano passado, problemas no fornecimento de energia, que afetou o abastecimento de água, a compra e armazenamento de alimentos, serviços de telefonia e internet, entre outros. Quase 90% da população, cerca de 765 mil pessoas, foi afetada. Após 2 blecautes totais e 22 dias de fornecimento em rodízio, a energia foi restabelecida no estado. A situação só resolvida com a ajuda de técnicos da Eletronorte, como fala a Fabiola.

“As empresas do sistema Eletrobras são empresas construídas na década de 1960. O quadro de trabalhadores da Eletrobras é enxuto. A gente tem técnico que conhece o setor. No apagão do Amapá, que foi causado por uma empresa privada, quem veio para poder restabelecer o sistema foram os trabalhadores da Eletronorte, o pessoal antigo que conhece o sistema, que construiu o sistema”.

Antônio Carlos Serra é técnico do trabalho e eletrotécnico. Ele trabalha na Eletronorte, em Cuiabá, há quase 40 anos. Para ele, além da experiência, a manutenção dada hoje aos equipamentos tem dado resultado há anos.

“É difícil a gente ouvir falar que um sistema para as empresas estatais teve um apagão, porque as manutensões são feitas rigorosamente”, disse ele.

Outro ponto mencionado é a possibilidade de um aumento na tarifa da energia elétrica. De acordo com Fabiola Antezana, não foi apresentado pela Aneel o cálculo de quanto a tarifa pode subir.

“Um grupo que trabalha na área da economia fez cálculos baseados no modelo matemático que a Aneel tem e com base no que está escrito na medida provisória, o aumento da tarifa neste processo seria algo em torno de 40%”,

Esse aumento que pode causar um impacto na economia, como explica a Tania Ioranzi, que faz parte da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Urbanas do Mato Grosso, representante dos trabalhadores da Eletrobras/Eeletronorte.

“Temos uma preocupação muito grande as pequenas agriculturas, nós temos o agronegócio, a industria, que também vão ter esse impacto diretamente na conta de energia.

O modelo adotado pela medida provisória prevê a emissão de novas ações da Eletrobras a serem vendidas no mercado sem a participação da empresa, resultando na perda do controle acionário de voto mantido atualmente pela união. A estatal vinculada ao Ministério de Minas e Energia e que responde por 30% da energia gerada no país. Agora o projeto segue para o Senado.

Leandro Agostini –  Centro América FM

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top