Capa / Em Destaque / Magistrados de MT registram mais de 2,5 milhões de atos processuais em teletrabalho

Magistrados de MT registram mais de 2,5 milhões de atos processuais em teletrabalho

Businessman hands using cell phone with laptop at office desk.

Desde que o Poder Judiciário de Mato Grosso deu início ao teletrabalho, como medida necessária para combater a pandemia da Covid-19, os magistrados já realizaram mais de dois milhões e meio de atos que movimentam os processos judiciais.  Foram exatamente 2.588.357 atos processuais que demonstram que, mesmo em situações adversas, o Judiciário não para.

Os dados fazem parte de um levantamento do Conselho Nacional de Justiça que aponta o Poder Judiciário de Mato Grosso em novo lugar, no lugar no ranking nacional, no total de movimentos realizados, à frente inclusive de tribunais de grande porte (o TJMT é um tribunal de médio porte). O período pesquisado foi de 13 de março a 10 de maio de 2020, ou seja, pouco menos de dois meses.

Além da movimentação processual, o empenho dos magistrados e servidores do Judiciário de Mato Grosso resultou em 74.391 sentenças e acórdãos, 82.301 decisões judiciais e 87.544 despachos.

Trata-se de um ótimo desempenho, conforme atestou o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, que acompanha diariamente os resultados obtidos por magistrados e servidores, por meio de uma ferramenta de B.I. (business intelligence) que mede a produtividade de cada uma das unidades judiciárias de Mato Grosso.  “Esses números foram registrados em dois meses com diversos feriados, um ótimo resultado. Nossa meta é manter a boa produtividade estando em teletrabalho. Sabemos que magistrados e servidores enfrentam grandes desafios neste período e compreendemos estas dificuldades. Mas também sabemos que nos momentos difíceis é que a sociedade mais precisa do nosso esforço”, disse o presidente do TJMT.

Trabalhando em home office (ou teletrabalho) o Tribunal de Justiça conseguiu manter, além da boa produtividade, praticamente todas as ações previstas para este ano, entre elas o avanço da implantação do Processo Judicial Eletrônico no módulo criminal, e as capacitações decorrentes desta medida. Até o momento, o PJe já foi implantado em 287 órgãos do Poder Judiciário do estado, entre varas judiciais, centrais de mandados, centrais de conciliação, juizados especiais, Câmaras Julgadoras da segunda instância e Turma Recursal. A meta é implantar o PJe em 100% das unidades judiciárias até o final deste ano.

Atualmente tramitam em Mato Grosso 953.423 processos judiciais, dos quais 37,6% são físicos e 62,4% são eletrônicos (sistemas Apolo, PJe, Projudi, Proteus e SEEU, este último utilizado na vara de execução penal).

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top