Capa / Saúde / Iniciou ontem a campanha de vacinação contra a gripe; aplicação em idosos será feita em casa

Iniciou ontem a campanha de vacinação contra a gripe; aplicação em idosos será feita em casa

Bruno Felipe / Da Reportagem

Começou nesta segunda-feira, dia 23 de março, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta primeira etapa os grupos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. A campanha estava prevista para iniciar em abril, mas foi antecipada pelo Ministério da Saúde como uma das medidas preventivas de enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19).

Para à imprensa, o Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Costa, frisou que nesta primeira fase os idosos não precisam e não devem ir até as Unidades de Saúde para se vacinar, pois cada unidade deverá se programar para fazer a vacinação em casa. “Não é para ir nas unidades”, ressaltou Marcelo. Para a primeira fase da campanha, Mato Grosso recebeu e distribuiu 73.200 doses da vacina. A estratégia é de diminuir a quantidade de pessoas com gripe nesse inverno.

A campanha vai contar com mais duas etapas e a meta é vacinar 67,6 milhões de pessoas em todo o país até 22 de maio. Com isso, a expectativa é reduzir o movimento de pacientes doentes nos hospitais e postos de saúde. A vacina contra a gripe, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Ainda não há vacina contra a Covid-19.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top