Capa / Em Destaque / No Dia Nacional de Combate às Drogas, Secretaria de Saúde de Alta Floresta promoveu palestra à alunos da Escola Presbiteriana

No Dia Nacional de Combate às Drogas, Secretaria de Saúde de Alta Floresta promoveu palestra à alunos da Escola Presbiteriana

Bruno Felipe / Da Reportagem

No Brasil, o dia 19 de fevereiro é lembrado como sendo o Dia Nacional de Combate às Drogas e em alusão à esta data, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Saúde Na Escola (PSE) realizou nesta quarta-feira uma palestra para alunos da Escola Presbiteriana de Alta Floresta.

O coordenador do PSE, Claudiomiro Viera, explicou que o trabalho de prevenção ao uso de drogas não é somente alusivo à esta data especial, na verdade, ele faz parte de um projeto que o programa saúde na escola já vem desenvolvendo há cerca de seis anos com apoio do Ministério Público e da Defensoria Pública, passando por todas as escolas do município. Neste projeto é transmitido aos alunos algumas orientações sobre as drogas e seus efeitos em nossas vidas, principalmente os malefícios ao longo prazo quando a pessoa se torna dependente química.

“São palestras que mostram toda a realidade que envolve as drogas, todo esse pseudobenefício inicial que é o aumento da energia corpórea e uma sensação de prazer que as pessoas acabam sentindo no inicio do uso e depois quando a dependência se instala, onde ocorre uma série de problemas de saúde, familiares, profissionais e educacionais; é um trabalho realmente para dar uma visão do todo do que compreende esse caminho”, disse Claudiomiro, em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário.

Além disso, sempre nas palestras é deixado as orientações de como as pessoas devem proceder quando quer se tratar de alguma dependência química. Para isso, Claudiomiro faz a indicação para que a pessoa procure uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e faça a solicitação junto a equipe médica. Claudiomiro ressaltou que em 2020, será aberto 08 novos grupos de apoio e assistência para dependestes do tabaco. Na semana que vem, inclusive, será aberto um grupo na Unidade de Saúde Boa Esperança.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top