Capa / Em Destaque / Profissionais de saúde da região do Alto Tapajós receberam capacitação sobre a Hanseníase

Profissionais de saúde da região do Alto Tapajós receberam capacitação sobre a Hanseníase

Bruno Felipe / Da Reportagem

A Secretaria de Saúde de Alta Floresta está realizando desde a última terça-feira, dia 18 de fevereiro, uma capacitação sobre a Hanseníase, com base na prevenção de incapacidades. A capacitação foi destinada para os profissionais da saúde da região do Alto Tapajós (Alta Floresta, Paranaíta, Carlinda, Apiacás, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes), incluindo enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e médicos.

Em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário, o Fisioterapeuta André de Brito, disse que, durante a capacitação, os profissionais foram orientados a terem uma abordagem mais criteriosa em cima do paciente para ver o grau de incapacidade, se vai apresentar sequelas ou reações da doença. Além disso, foram dadas ainda orientações necessárias que devem ser repassadas aos pacientes sobre o autocuidado, como aprender a olhar o corpo para verificar a presença de manchas e cuidados com os membros, pois muitos deles perdem a sensibilidade e o risco de ocorrer algum incidente é maior.

Lembrando que a hanseníase é causada por infecção com a bactéria ‘Mycobacterium leprae’. Ela afeta principalmente a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos; é uma doença crônica, transmissível, de notificação compulsória e investigação obrigatória em todo território nacional. A infecção por hanseníase pode acometer pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade. Entretanto, é necessário um longo período de exposição à bactéria, sendo que apenas uma pequena parcela da população infectada realmente adoece. A capacitação destinada aos profissionais do Alto Tapajós encerrará hoje, dia 21 de fevereiro, no PSF do bairro Bom Jesus.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top