Capa / Em Destaque / Parlamentares cobram informações do Executivo sobre reforma das escolas municipais

Parlamentares cobram informações do Executivo sobre reforma das escolas municipais

Bruno Felipe / Da Reportagem

Foi realizada na última sexta-feira, dia 07 de fevereiro, a primeira sessão ordinária da Câmara Municipal do ano de 2020. Na ocasião, os parlamentares aprovaram 16 requerimentos, dois de autoria do vereador Mequiel Zacarias e os demais com participação dos vereadores Elisa Gomes e Silvino Carlos Pereira “Dida”. Os requerimentos de nº 004 e 005/2020 solicitam ao Prefeito Municipal e à Secretaria de Educação, o relatório de planejamento por prioridade das reformas das escolas da rede municipal em 2020, bem como informações acerca do cumprimento dos relatórios circunstanciados de renovação de funcionamento das escolas emitidos pelo Conselho Municipal de Educação.

Em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário, Mequiel explicou que todo ano é feito um cronograma de reforma das unidades de ensino, mas que, segundo o parlamentar, nunca é cumprido e/ou atendido. Ano passado por exemplo, a Escola Benjamin de Pádua iniciou o ano letivo com carteiras emprestadas da Universidade de Mato Grosso. Desta vez, as estruturas do colégio, segundo Mequiel, estão passando por reformas, mas ele acredita que até está segunda-feira, os trabalhos não sejam concluídos. “Tem uma série de coisas que não vão ser resolvidas e as aulas vão começar novamente com a escola numa situação que podia estar melhor”, disse ele. Os parlamentares cobraram informações do Executivo, mas não houve retorno, por conta disso, eles apresentaram os requerimentos. Mequiel ressaltou que no dia da posse dos diretores e coordenadores, que ocorreu na última segunda-feira, dia 03 de fevereiro, a Secretária de Educação Maria Iunar teria afirmado que a secretaria vai reformar apenas quatro escolas do município “e a pergunta que fica é: e as outras escolas?”, indagou o parlamentar.

Os outros requerimentos tratam sobre a questão da saúde municipal. No final do ano passado, os parlamentares Elisa, Dida e Mequiel visitaram algumas unidades de saúde da Zona Rural e a cena encontrada foi de total abandonado, já que até fezes de morcegos foram encontrados dentro das unidades. A situação foi fotografada e os documentos enviados ao Prefeito e ao Ministério Público, mas até agora nada foi feito. Por conta disso, os parlamentares apresentaram os requerimentos na expectativa que o Executivo faça alguma coisa e resolva o problema. Para a reportagem, o vereador Mequiel salientou que neste ano, nenhuma das unidades passaram por processo de dedetização o que é de praxe para um trabalho seguro e livre de doenças.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top