Capa / Tiro e Queda com Altair Nery / TIRO E QUEDA – 07.05.2019

TIRO E QUEDA – 07.05.2019

O Governo Federal anunciou no último dia 30 de abril o corte de 12,5% no orçamento destinado às 19 unidades do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) que existem em 30 municípios do Estado. O corte deve afetar serviços terceirizados, água, energia elétrica, manutenção e segurança, o que impacta diretamente na qualidade do ensino oferecida na instituição. Ao todo, o valor pode chegar à R$ 31.838.793,00.

De acordo com o documento divulgado pela instituição na sexta-feira (3), o corte pode inviabilizar as ações planejadas como reformas nas unidades e novas construções que estão em andamento, o que gera preocupação quanto ao futuro do ensino ofertado pela instituição. O Ministério da Educação (MEC) informou que a medida segue uma restrição orçamentária imposta a toda administração pública federal por meio de um decreto do mês de março, ao qual houve contingenciamento de R$ 5,8 bilhões no orçamento da educação. E que o bloqueio operacional, técnico e isonômico, leva em conta a necessidade do Governo Federal se adequar à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Segundo o MEC, o bloqueio é preventivo e pode ser revisto caso a Reforma da Previdência seja aprovada e as previsões de melhora na economia do Brasil se confirmem. O bloqueio, conforme o ministério, vale para o orçamento do segundo semestre.

Uma reunião entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de educação Profissional, Cientifica e Tecnológica (Conif), com o apoio do Fórum de Planejamento e Administração (Forplan), será realizada entre os dias 7 e 9 de maio para discutir o impacto desse bloqueio para a instituição.

A notícia acima, “ipsis literis”, fez parte da grande maioria dos sites de notícias do Estado de Mato Grosso, especialmente da capital do Estado e não indica, em princípio, quais unidades serão mais afetadas.

Alta Floresta possui uma unidade do IFMT. Ontem nossa equipe tentou várias vezes contatos com a direção para saber quais impactos reais da decisão do Governo Federal irá impactar diretamente à instituição, logo aos alunos, tanto de Alta Floresta, como de Paranaíta, mas não obtivemos sucesso na empreitada. Iremos continuar na busca de informações, afinal, é de grande importância e de fundamental interesse já que Alta Floresta é polo educacional e como tal, recebe alunos e professores de diversas partes do Estado e até da região sul do Pará.

A discussão em torno da educação, especialmente do ensino superior tem gerado debates fervorosos por todo o país. Estamos atentos.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top