Capa / Em Destaque / OLHOS E OUVIDOS NO TRÂNSITO: Secretaria Municipal de Trânsito inicia nesta quarta-feira o Movimento ‘Maio Amarelo’ em Alta Floresta

OLHOS E OUVIDOS NO TRÂNSITO: Secretaria Municipal de Trânsito inicia nesta quarta-feira o Movimento ‘Maio Amarelo’ em Alta Floresta

Bruno Felipe / Da Reportagem

????????????????????????????

A Secretaria Municipal de Trânsito dará início nesta quarta-feira (08/04), a campanha ‘Maio Amarelo’ que visa a prevenção mais ostensiva de acidentes no trânsito altaflorestense. O Movimento ‘Maio Amarelo’ surgiu em 11 de maio de 2011 onde através de uma Assembleia Geral da ONU, foi definido o período de 2011 a 2020 como sendo a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

De acordo com o Diretor de Trânsito, Messias Araújo, o movimento nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. Segundo ele, os agentes municipais de trânsito irão se concentrar na avenida Ariosto da Riva na próxima quarta-feira onde irão promover blitzes orientativas e de conscientização, além disso, farão a entrega de panfletos orientativos sobre a campanha; os panfletos da campanha deste ano tem como lema “Me Ouça”, demostrando que as pessoas precisam ouvir mais as orientações que são repassadas pelos órgãos de trânsito para que assim os índices de acidentes não se elevem. “Existem várias campanhas e os órgãos de trânsito batem muito na tecla, mas muitas pessoas não escutam e não repassam essa mensagem, então esse foi o foco da campanha que desenvolvemos, para que as pessoas realmente passam a ouvir mais e observar mais o transito”, disse Messias em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário.

Neste ano, a campanha está sendo desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, uma vez que a secretaria está envolvida diretamente nas questões do trânsito, pois, segundo Messias, todos os acidentados caem no sistema municipal de saúde. A intenção do ‘Maio Amarelo’ é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos para unidos engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top