Bruno Felipe / Da Reportagem
A reportagem do Jornal O Diário divulgou na semana passada que a construção da ‘UPA’ em Alta Floresta seria retomada imediatamente após reunião com o Consórcio do Alto Tapajós onde o Prefeito Municipal Asiel Bezerra havia estipulado que em até um ano a obra estaria completamente pronta. Ocorre que, segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, este foi apenas o primeiro passo.
Conforme as informações repassadas para a reportagem do Jornal O Diário, o segundo passo foi o registro por imagens das condições atuais da obra as quais foram enviadas para análise ao Ministério da Saúde. Segundo a Assessoria, agora o próximo passo será a realização de uma reunião com a Comissão das Unidades Gestoras Regionais que está prevista para ocorrer no dia 08 de maio onde dessa reunião sairá uma resolução que será enviada ao Estado e posteriormente para o Ministério da Saúde o qual dará o aval para a retomada ou não da obra.
A demora nos transmitis é devido a alta complexidade para a mudança da legislação, uma vez que a UPA seria regional, porém, uma portaria do Ministério da Saúde deu liberdade para que o município possa estar readequando a estrutura para se tornar um PA (Pronto Atendimento). Vale lembrar que o município tem até o dia 30 de junho para passar por todas estas etapas, caso contrário perderá os recursos, bem como a autorização para a retomada da construção. A obra em questão fica localizada na perimetral Rogério Silva, ao lado da 7ª Cia do Corpo de Bombeiros Militar e se concluída terá 1.100m² e capacidade de atendimento de até 200 pacientes por dia.
A reportagem do Jornal O Diário apurou que o início da obra ocorreu em 14 de maio de 2012 e tinha prazo para entrega em até 240 dias, mas a construção foi paralisada devido ao município não ter recursos para manter o custo de uma UPA regional. Na reunião com os gestores municipais do Alto Tapajós, ficou definido que o município de Alta Floresta entrará com uma contrapartida de R$600 mil para terminar a obra e abrir o PA para atender os munícipes.