Capa / Estaduais / Incêndio atingiu estande de balística da Politec nesta quarta-feira

Incêndio atingiu estande de balística da Politec nesta quarta-feira

PolirtecUm incêndio acidental atingiu o estande de tiro da Gerência de Perícias de Balística da Politec, localizada no Bairro Carumbé, no final da tarde desta quarta-feira (27.12). O incidente ocorreu após um perito criminal realizar um tiro na caixa de coleta de projéteis, que contém estopa.

O procedimento é feito para a coleta do projétil e posterior comparação microscópica com projeteis coletados em cenas de crimes, com objetivo de se identificar a arma que originou os disparos. Quando o tiro é produzido, o projétil sai do cano em alta velocidade e com elevada rotação. Ao entrar em contato com a estopa, esta rotação proporciona a formação de um novelo que envolve o projétil, protegendo-o de possíveis deformações acidentais, desacelerando-o e conservando as características necessárias aos procedimentos comparativos aplicados.

O material de estopa entrou em combustão rapidamente e se propagou por toda a sala, atingindo o revestimento acústico de espuma que havia na local. Toda a estrutura de isolamento acústico do estande foi consumida pelas chamas e deverá ser reconstruída. Na ocasião, havia dois peritos trabalhando no setor, mas ninguém ficou ferido.

“As paredes vão impregnando com o tempo com pólvora incombusta, devido a enorme demanda de produção de tiros no estande. Acredito que isso tenha causado a propagação na espuma”, explicou o Gerente de Perícias de Balística, Emivan Batista.

Devido à porta de aço corta-fogo, as chamas do incêndio ficaram concentradas no estande até as chamas serem extintas pela equipe do Corpo de Bombeiros. O expediente foi suspenso imediatamente para a segurança dos servidores, porém, foi retomado nesta quinta-feira (28.12), exceto nos setores mais atingidos pelas chamas e fumaça.

A espuma utilizada no setor de Balística absorve o ruído interno e controla reverberações e ondulações provocadas pelos tiros. O material acústico possui em sua composição elementos que não propagam chamas, conforme as especificações técnicas (NBR 9178).

Assessoria | Politec-MT

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top