Capa / Em Destaque / Reunião com representantes da SEJUDH discute cessão de área para construção de um CDP em Alta Floresta

Reunião com representantes da SEJUDH discute cessão de área para construção de um CDP em Alta Floresta

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Assessoria

Na manhã desta terça-feira (08) uma reunião entre o secretário de Governo, Antonio Ribeiro de Morais, engenheiros da administração pública municipal e engenheiros da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos – Sejudh, discutiu a cessão de uma área entre município e Estado para a construção de um Centro de Detenção Provisório (CDP) em Alta Floresta. Dando sequencia em uma conversação iniciada ainda em 2016, a reunião envolveu ainda representantes da administração pública municipal e diretor da Unidade Prisional de Alta Floresta.

A reunião aconteceu na sala de reuniões do gabinete do Executivo Municipal, envolveu o coordenador de Engenharia Civil da Sejudh, Rafael Oliveira, o engenheiro sanitarista da Sejudh, Edvaldo de Souza Rodrigues, o Engenheiro civil da Sejudh, Alyson Lima Xavier, o Engenheiro Civil da Prefeitura, Edson Bueno e sua equipe, o diretor da Unidade Prisional de Alta Floresta, Laercio Campos, o superintendente de Administração Claudinei de Jesus e o secretario de Governo, Cel. Antônio Ribeiro de Morais.

O secretário de governo destacou que o objetivo maior da reunião é afinar esta parceria com o Estado através da Secretaria de Justiça, comandada hoje pelo Coronel Airton Benedito Siqueira Júnior, para a construção do CDP, em uma área localizada na 2ª Norte, próximo ao aterro de lixo seco. Com sistemas semelhantes já instalados nos municípios de Peixoto de Azevedo e Juína. “O que é mais importante nisso tudo, é que eles já estão com a disponibilidade financeira, já em parceria com o Governo Federal, e a parceria seria com o município, a gente fazer a concessão dessa área para ser construída”, apontou Cel. Ribeiro.

O novo Centro de Detenção Provisória visa a criação de novas vagas para o Sistema Penitenciário. A Cadeia Pública municipal tem capacidade atualmente para a internação de 70 homens, superlotada, abriga atualmente pouco mais 170. O secretário de governo destaca a preocupação com a segurança pública, tendo ele próprio vindo desta área antes de se tornar chefe de gabinete, e fala sobre a Cadeia Pública instalada na área central do município. “Hoje nós temos uma Cadeia Pública no centro da cidade, e na verdade ela acaba de forma direta ou indireta, colocando em risco até os moradores em volta, em uma possível fuga em massa a gente se preocupa muito”, pontuou.

Após a reunião, os engenheiros seguiram até a área a ser feita a cessão, cerca de 2 hectares deverão suprir a necessidade, para fazer o reconhecimento e ver o croqui que tem na área. Caso a área atenda a necessidade deverá ser legalizada a cessão, através de projeto enviado a Câmara Municipal de Vereadores. “Aguardamos então o prefeito chegar para que ele tome todas estas providências e a gente firmar essa parceira e ficarmos mais tranquilos com a questão da cadeia pública”, finaliza o secretário de Governo.

Tão logo a área seja legalizada, as obras por parte da Sejudh devem iniciar, 150 novas vagas para desafogar o atual sistema penitenciário do município, que atende a região que compreende os municípios de Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Apiacás, Paranaíta, Alta Floresta, Carlinda e Nova Canaã do Norte. A previsão de término é para dezembro deste ano.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top