Capa / Em Destaque / PMDB confirma Asiel Bezerra como pré-candidato a prefeito

PMDB confirma Asiel Bezerra como pré-candidato a prefeito

DSC_4115Dionéia Martins

O PMDB de Alta Floresta realizou convenção neste domingo, 31. Após horas de discussão em sala fechada o presidente do partido José Carlos Cavagnoli anunciou que o atual prefeito Asiel Bezerra de Araújo é o pré-candidato do partido a reeleição tendo como vice-prefeito o empresário Luiz Araújo.

O partido decidiu por chapa pura, mas poderá agregar outros partidos na eleição majoritária, já a proporcional não terá a participação de outras siglas partidárias.

COMO FUNCIONA UMA COLIGAÇÃO PARTIDÁRIA

Uma coligação partidária consiste na união de dois ou mais partidos que apresentam os seus candidatos em conjunto para uma determinada eleição.

Perante a Justiça Eleitoral, uma coligação funciona como apenas um partido, tendo os mesmos direitos e deveres dos partidos políticos isolados. Depois de ser estabelecida uma coligação, nenhum dos partidos integrantes pode atuar isoladamente. O representante da coligação deverá ser escolhido pelos partidos que integram a coligação, e exercerá a mesma função do presidente do partido que concorre isolado.

As coligações partidárias podem ser formadas só para a eleição majoritária (que elege pessoas para o cargo de Prefeito e Vice-Prefeito), só para a eleição proporcional (cargo de vereador) ou para as duas. Um partido que esteja coligado a outro/s na eleição majoritária, pode indicar candidatos isoladamente nas eleições proporcionais. Da mesma forma, partidos que estejam coligados a outras nas eleições proporcionais também podem apontar candidatos isolados nas eleições majoritárias.

De acordo com a lei 13.165 de 29 de Setembro de 2015, os partidos políticos devem escolher os seus candidatos e decidir as coligações que serão feitas até o dia 5 de agosto do ano das eleições.

O número de candidatos que uma coligação partidária pode lançar depende do município em questão.}

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top