Capa / Cidades / Alta Floresta lidera atendimentos em queimadas durante período proibitivo

Alta Floresta lidera atendimentos em queimadas durante período proibitivo

MILO QUEIMADANotícia Exata com Assessoria

O Governo do Estado e as prefeituras de oito municípios atuam juntos na prevenção e combate às queimadas deste ano. O balanço dos primeiros 11 dias do período proibitivo, entre os dias 15 e 26 de julho, aponta o atendimento de 194 ocorrências, das quais 130 de queimadas urbanas e 64 de incêndios florestais em áreas rurais. Uma pessoa foi presa em flagrante no município de Cláudia.

Entre os municípios atendidos nesse período com maior incidência de queimadas estão: Alta Floresta (29), Barra do Garças (27), Cuiabá (26), Várzea Grande (15), Colíder (10), Lucas do Rio Verde (04), Chapada dos Guimarães, Nobres e Santo Antônio do Leverger (07). Um total de 260 Bombeiros Militares (BM) e 50 civis que compõem as brigadas mistas municipais estão fazendo a mobilização em Mato Grosso.

Focos de calor aumentam

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apostam nesses primeiros 11 dias do período proibitivo 1.530 focos de calor, número 54% maior que o mesmo período do ano passado que registou 696 focos de calor. Gaúcha do Norte (595 km ao norte de Cuiabá) está no topo do ranking, com 115 registros (ou 7,5% do total), seguido por outras 19 cidades, que representam 42% ou 873 focos de calor até o momento. Entre elas estão: Campinápolis, Tangará da Serra, São Félix do Araguaia, General Carneiro, Ribeirão Cascalheira, Paranatinga, Barra do Garças, Conquista D’Oeste, Querência, Santa Terezinha, Nova Bandeirantes, Colniza, Nova Nazaré, Canarana, Rondolândia, Alto Boa Vista, Poxoréu, Cocalinho e Sorriso.

CAPADenúncias

O período proibitivo começou em Mato Grosso no dia 15 de julho e segue até o dia 15 de setembro, podendo ser prorrogado. É importante lembrar que nas áreas rurais, utilizar fogo para limpeza e manejo nas áreas é crime passível de seis meses a quatro anos de prisão, com autuações que podem variar entre R$ 1 mil (pastagem e agricultura) a R$ 75 mil por hectare (em área de preservação permanente – APP). Nas áreas urbanas o uso do fogo para limpeza do quintal é crime o ano inteiro. A população pode denunciar queimadas urbanas no 193 do Corpo de Bombeiros ou nas secretarias municipais de meio ambiente. Já os incêndios nas áreas rurais, podem ser denunciados na Sema pelo 0800 647 7363 ou também no Corpo de Bombeiros.d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top