Capa / Em Destaque / Assembleia Legislativa suspende tramitação de projeto que reduz exigência ambiental em MT

Assembleia Legislativa suspende tramitação de projeto que reduz exigência ambiental em MT

noticia260215085942A Assembleia Legislativa de Mato Grosso suspendeu, por recomendação da Procuradoria Geral do próprio legislativo estadual, a tramitação do projeto de lei complementar pode diminuir a distância das atividades industriais em relação aos rios de Mato Grosso. Aprovado no dia 12 de julho, o PL nº 22/2016 ainda prevê a dispensa de necessidade de estudos e relatório de impacto ambiental (EIA/Rima) para o setor sucroalcooleiro.

Também foi suspensa a tramitação de um projeto que tira a obrigatoriedade de renovação anual, na Secretaria do Meio Ambiente, do Cadastro de Consumidores de Matéria-Prima de Origem Florestal (CC-Sema), para o setor madeireiro. O PL 19/2016, porém, mantém obrigatória a inscrição do CC-Sema.

A AL informou que deve apurar possíveis irregularidades nas aprovações dos projetos, que ocorreram sem transmissão, diferentemente das outras.

Nesta semana, o MPE expediu notificação recomendatória ao governo de Mato Grosso para que vete o PL 22/2016, o qual chamou de retrocesso na legislação ambiental.

PL 22/2016
O projeto de lei diz que quando um projeto de atividade industrial indicar que não há risco para os recursos hídricos, a distância mínima de corpos d’água poderá ser diminuída na análise do processo de licenciamento ambiental, mas não estabelece qual seria a redução. Conforme o texto, a faixa de preservação permanente deverá ser respeitada.

Segundo a Sema, a distância mínima em relação à faixa de preservação permanente é de 200 metros em área rural e 100 metros para urbana, no caso de indústrias ou depósitos de substâncias perigosas.

O projeto de lei complementar também flexibiliza trâmites ambientais em relação a usinas de produção de álcool e açúcar, porque dispensa a necessidade de estudo e relatório de impacto ambiental para reforma de prédios ou aumento na produção, desde que impliquem em capacidade de moagem inferior a 200 mil toneladas por ano.document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top