Lindomar Leal
Assessoria da PMAF
Com o objetivo de promover a prática de atividades esportiva, educacional e cultural como instrumento de resgate de autoestima, promoção da cidadania e de transformação, a Prefeitura de Alta Floresta, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL), a Assessoria Pedagógica da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-MT) e a Igreja Batista Nacional uniram forças e decidiram implantar o Projeto Futuro na Escola Estadual Ludovico da Riva Neto, localizada no Bairro Vila Nova.
A reunião que selou esta união aconteceu na manhã da última terça-feira, 21 de junho, na própria escola, e contou com a presença do assessor pedagógico Edson Amaro dos Santos, secretário de Esportes e Lazer e de Administração, Claudinei de Souza Jesus, Pastor Amarildo Barbosa Marques, Leandro Aleixo dos Santos, que é servidor público e coordenador do Projeto Futuro, representantes dos pais de alunos e da direção da escola.
Nesta parceria a SEMEL vai disponibilizar um profissional de educação física para auxiliar nas atividades esportivas, a Igreja Batista Nacional assumiu a responsabilidade de custear a alimentação e gasto com pessoal, a escola fez o compromisso de contratar um professor de letramento e a Assessoria Pedagógica vai disponibilizar um profissional para coordenar as ações.
Atividades serão desenvolvias três vezes por semana. O publico alvo deste trabalho social serão crianças de 06 a 09 anos, pré-adolescentes de 10 a 13 anos e adolescentes de 14 a 17 anos. O objetivo é atender 250 alunos. A estimativa de custo total do projeto é de R$ 92.338,50.
Além de despertar o gosto pelas atividades esportivas, o projeto terá a missão de trabalhar o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, e intensificar ações de promoção da cidadania através da prevenção do uso de álcool e drogas, do trabalho infantil e de atos infracionais.
O projeto terá uma carga horária integral de 170 horas semanais divididas em 08 oficinas pedagógicas – Liga da Paz, Fanfarra, Escola de Esporte, Lutas, Música, Teatro, Letramento e Horta, com duração até o dia 20 de dezembro de 2016. A maior parte das atividades será realizada na quadra da Escola Ludovico da Riva Neto. O espaço do antigo Projeto Arco Iris, que recentemente passou por uma limpeza realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, também será utilizado para atividades, como, por exemplo, o cultivo da horta.
O secretário Claudinei Jesus considerou a união fundamental para garantir às crianças e adolescentes a condição de poder participar de diversas atividades que vão contribuir para promover a integração social. “Sem parceria fica difícil atender a demanda, e dessa forma vamos conseguir oferecer um atendimento de qualidade para os alunos que hoje estão com temo ocioso. Então, é de grande valia e só temos que agradecer os parceiros por nos ajudar a investir para que as crianças tenham um futuro melhor”, enalteceu.d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);