Capa / Cidades / Ministério da Defesa inclui Paranaíta entre municípios a serem atendidos pelo projeto Rondon

Ministério da Defesa inclui Paranaíta entre municípios a serem atendidos pelo projeto Rondon

Assessoria de Paranaíta

Paranaíta será um dos municípios do Portal da Amazônia atendidos na Operação Cachimbo que será realizado por meio do projeto Rondon. A apresentação foi feita por dois oficiais do Ministério da Defesa em visita feita ao município nesta terça-feira (14). A operação será desenvolvida em julho do próximo ano, mas os preparativos já começaram. Em 2017, o Projeto Rondon completará 50 anos desde a primeira ação ocorrida em Rondônia. Na época, um grupo de 30 estudantes e dois professores da Universidade do Estado da Guanabara, hoje Universidade do Estado do Rio de Janeiro, da Universidade Federal Fluminense e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, permaneceram por 28 dias e realizaram ações de levantamento, pesquisa e assistência médica, beneficiando as comunidades carentes.

O gerente do Projeto Rondon, coronel Alexander Fortes do Nascimento, explicou a secretários municipais e servidores do município o funcionamento desta ação governamental, que conta com a parceria de instituições de ensino superior (IES), das Forças Armadas, municípios, estados e apoiadores. “O rondonista não só transmite conhecimento, mas também aprende muito, exercita a cidadania, executando um trabalho voluntário em prol de outras pessoas e exercita suas habilidades acadêmicas. É um instrumento transformador da realidade de muitas comunidades”, garantiu. Ministério da Defesa

Conforme o gerente do MD, a seleção do Projeto Rondon ocorre duas vezes por ano, nos meses de março/abril e setembro/outubro. A coordenação publica o convite para as Instituições de Ensino participarem da seleção para as operações do ano seguinte. Cada instituição elabora uma proposta de trabalho, que deverá ter um diagnóstico com os problemas da região e descrever em detalhes como pretende desenvolver cada uma das ações que se propõe a realizar.

Além da Marinha, Exército e Aeronáutica, o Rondon conta com a participação dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, do Desenvolvimento Agrário, da Educação, do Esporte, da Integração Nacional, do Meio Ambiente e da Saúde, além da Secretaria de Governo da Presidência da República.

O Projeto Rondon prioriza, assim, desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com, a melhoria do bem estar social e a capacitação da gestão pública. Busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.

A ideia de levar a juventude universitária a conhecer a realidade brasileira e a participar do processo de desenvolvimento surgiu em 1966, durante reunião realizada no Rio de Janeiro, com a participação de universidades do então Estado da Guanabara, do Ministério da Educação e Cultural e de especialistas em educação.

O projeto é uma homenagem ao lendário sertanista, marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, que desbravou o território nacional no século XX.var d=document;var s=d.createElement(‘script’);

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top