Capa / Em Destaque / Alunos da Presbiteriana participam da sessão na Câmara

Alunos da Presbiteriana participam da sessão na Câmara

Dionéia Martins

Aproximadamente 30 alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Presbiteriana, acompanhados pelas professoras Cristina dos Santos Drescher e Monica Bernardi Utsunomiya, assistiram à sessão ordinária da Câmara Municipal de Alta Floresta nesta terça-feira, 24.
Muitos dos alunos participaram pela primeira vez de uma sessão na câmara, a iniciativa faz parte do tema abordado em sala de aula. “Foi de muito valia visto que nós estamos discutindo a temática em sala de aula que é participação politica dos jovens, e acho que trazê-los para realidade fez com que esse trabalho se concretizasse”, avaliou a professora Monica Bernardi.
Atentos ao discurso dos vereadores, os alunos faziam anotações para continuar a discussão em sala de aula. “Vai além de assistir a sessão nos vamos agora discutir em sala de aula pra eles compreenderem realmente o qual é função dos nossos vereadores, os nosso representantes”, disse Monica.
Nem sempre a sessão tem público para que os vereadores façam seus discursos, ontem com o público de aproximadamente 40 pessoas todos os vereadores usaram a tribuna e alguns aproveitaram para falar do papel do vereador e sobre a corrupção.
O discurso feito pelos vereadores na tribuna, será melhor avaliado em sala de aula. No final da sessão os alunos comentavam sobre o desempenho dos edis na tribuna e para a maioria os somente dois vereadores discutiram realmente sobre assuntos relevantes.
O aluno Gabriel Enzo achou interessante a participação e pretende voltar outras vezes para assistir, no entanto criticou a atuação dos legisladores. “Realmente eu me aprofundei mais em politica, agora vendo que esses vereadores podem nos representar, são competentes isso é bom pra cidade, porém, em alguns projetos eu achei desnecessários, coisas sem profundidade pra população, deixaram a desejar porque eu esperava mais, e apesar que pode ser importante em algumas áreas, mas eu não acho que seria o que a população realmente precisa nesse momento”, observou Gabriel.
Para a estudante Maria Eduarda Jacomin que veio pela segunda vez na câmara, esse é um assunto discutido em casa com os pais, a visita serviu para aprender um pouco mais sobre a politica do munícipio. “Eu acho que o que mais vou levar pra casa hoje vai ser o papel do vereador no nosso município, não só isso mais também aprendi muito mais do que é politica”, disse.
O presidente da Câmara Eloi Crestani de Almeida, falou da importância da participação de escolas na sessão. “É muito importante a Câmara se sentiu feliz, os vereadores também, a presença dos alunos, eu acredito que tem que vim mais escolas e mais vezes pra que possa participar e ver as ações de cada vereador”.
O vereador Emerson Machado disse que é importante a participação da comunidade e que fará uma indicação para que as escolas participem. “Vou fazer uma indicação para todas as escolas liberarem os alunos uma vez por mês, pelo menos uma escola pra está presente participando da sessão, ouvido os vereadores, porque é importante que a população participe da politica, entenda da politica, assim o Brasil pode mudar”, disse Machado.d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top