Capa / Em Destaque / FECHANDO CADEIA: Penitenciária é fechada em cidade de MT e 42 presos são transferidos

FECHANDO CADEIA: Penitenciária é fechada em cidade de MT e 42 presos são transferidos

Segundo o governo, fechamento visa projeto de corte de gastos no estado

A penitenciária de Pedra Preta, município a 243 km de Cuiabá, foi fechada nesta terça-feira (17). A unidade comportava 42 recuperandos, que foram transferidos para a Penitenciaria da Mata Grande, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. Segundo a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), o fechamento de pequenas unidades é parte de um projeto para o corte de gastos da atual gestão.
A cadeia de Pedra Preta existia há 28 anos. Dos 42 recuperandos que lá estavam internados, 11 são condenados e 31 esperam julgamento. O estado informou que deve avaliar a possibilidade do prédio abrigar outro aparelho público, como centros de polícia comunitária, creches ou postos de saúde.
De acordo representante do Sindicato dos Servidores Penitenciários da região sul de Mato Grosso (Sindispen-MT), José Magno Máximo, a secretaria estadual não informou previamente a cadeia da Mata Grande sobre o recebimento dos mais de quarenta transferidos.
“Os recuperandos transferidos passaram primeiro por uma triagem médica e foram encaminhados para as devidas celas. A Mata Grande [penitenciária] já está superlotada. São nescessários investimentos em estrutura e servidores para atender a demanda”, disse.
A penitenciária Mata Grande é a maior do estado atualmente, com 892 vagas, e, segundo a Sejuhd, o impacto de 42 recuperandos entrando no sistema daquela unidade será mínimo. Em nota, secretaria disse que está investindo R$ 64 milhões na construção de quatro unidades penitenciárias em Várzea Grande, Peixoto de Azevedo, Sapezal e Porto Alegre do Norte.

Outro lado
Segundo informações da Sejudh, ações integradas devem promover a reinserção do recuperando por meio de medidas alternativas, como o uso de tornozeleiras eletrônicas e audiências de custódia. O estado também prevê a construção de Centros de Detenção Provisória (CDP), unidades de médio porte que atendem melhor as necessidades do Sistema Penitenciário (Sispen).

Fonte: G1 MT}

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top