Capa / Cidades / Alta Floresta conta com tratamento Hidroterápico

Alta Floresta conta com tratamento Hidroterápico

DSC_8907Assessoria da PMAF

A Prefeitura Municipal de Alta Floresta, por meio da Secretaria de Saúde, através do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), dispõe de tratamento hidroterápico para os pacientes acometidos de doenças neurológicas e ortopédicas.
Segundo a fisioterapeuta Cleidimar Martins de Oliveira Pereira, do NASF, as atividades são realizadas na piscina do Ginásio de Esportes, todas as terças e quintas-feiras, divididos em duas turmas entre os horários de 9:00h às 10:00h da manhã.
De acordo com a fisioterapeuta, as pessoas que realizam o tratamento são avaliadas através do quadro clínico pelos médicos da Atenção Básica a Saúde que atendem nos PSFs, ou também, encaminhados pelos profissionais terapêuticos que consideram necessário o acompanhamento hidroterápico.
As pessoas que necessitam deste tratamento de reabilitação na água, são as que sofreram acidentes, apresentam problemas ortopédicos, doenças de AVC, Parkinson, cirurgias ortopédicas, próteses, entre outras.
Para conseguir uma consulta com o ortopedista leva em torno de seis meses, contudo, devido aos resultados positivos obtidos pelos pacientes através da hidroterapia, instiga os médicos a enviar várias pessoas ao tratamento, que na opinião da fisioterapeuta tem alcançado excelentes resultados além de que, muitas até suspendem alguns medicamentos.
Segundo a fisioterapeuta Cleidimar, “os pacientes relatam muita melhora com o tratamento de hidroterapia, mas depende do quadro clinico, pois existem casos muitos graves com seqüelas que são permanentes, porém ele tem uma excelente melhora e qualidade de vida que é o que se busca com a hidroterapia, sobretudo aos pacientes que realizaram cirurgias de reabilitação, neste caso, ele obtém cura ele poderá assumir as suas atividades normais”, concluiu.
Para Rosangela Fogaça Cardoso, que acompanha o tratamento de sua filha Bruna Fogaça Cardoso, 25, vítima de acidente de transito muito grave, sofreu duas paradas cardiorrespiratórias, adquiriu várias seqüelas, perdendo a coordenação motora, a hidroterapia tem sito um fator muito importante na recuperação de Bruna, “quando a Bruna, saiu da UTI, era considerada tetraplégica, mas, de lá para cá, os vários tipos de hidroterapia tem contribuído para a recuperação dela, o tratamento melhorou os movimentos da Bruna, graças a Deus”, declarou.
Já para Sirlei Aparecida dos Santos, 36, moradora do Bairro Cidade Bela, que há oito meses realiza a reabilitação na água, devido a uma quebradura na cabeça do fêmur, salienta que o tratamento auxilia no fortalecimento dos membros evitando que os nervos se atrofiem.
Por fim, a moradora do Jardim das Flores, Maria das Mercês, que há 9 meses, realiza a hidroterapia, tratando as doenças de artrite, bursite e fibromialgia, por meio dos exercícios de alongamentos aplicados durante a sessão, declara que se sente mais leve e disposta para conseguir realizar as suas atividades cotidianas.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top