Capa / Cidades / Uniflor realiza primeira plenária para discutir implantação de Hospital Universitário

Uniflor realiza primeira plenária para discutir implantação de Hospital Universitário

CONTRAAltair Nery

Foi realizada na tarde desta terça-feira, 29, nas dependências da Uniflor, a primeira plenária para discutir, dentre outras pautas, a construção de uma nova estrutura para abrigar o Hospital Regional Albert Sabin, de Alta Floresta, cuja estrutura servirá como “hospital universitário” para atender as exigências do MEC – Ministério da Educação e Cultura, para a vinda de um curso de medicina para o município. As plenárias discutem, além da construção do HRAS/HU, também passos para a elaboração do processo para a solicitação do curso de medicina. “A gente tratou primeiro da doação do terreno, que já está doado, e depois tratamos do processo que praticamente estará pronto até o final do ano, e nós vamos encaminha-lo no mês de março do ano que vem, pedindo já realmente a faculdade de medicina de Alta Floresta”, afirmou o diretor da Faculdade, professor/doutor José Antônio Tobias.
O terreno para o novo HRAS/HU, está localizado à margém da MT 208, aos fundos do IFMT e foi doado pela família Arpini, que está construindo um condomínio de luxo nas proximidades, o Hamoa Resort. Segundo professor Tobias, serão investidos em torno de 30 milhões de reais no novo hospital, cujos recursos utilizados serão através dos Governos Federal e Estadual, além de entidades privadas (a exemplo as usinas hidrelétricas que estão sendo construídas na região). Para “fechar” o processo de solicitação da medicina, a universidade ficará com os custos relativos à construção das salas de aulas e dos laboratórios exigidos pelo MEC. “O hospital que vai ser apresentado como hospital universitário (em princípio) será o hospital regional de Alta Floresta, Albert Sabin”, afirmou dr Tobias.
Para o diretor da Uniflor, o grande sonho que acalenta há anos, é a implantação de uma universidade, que está próximo de ser concretizado. Com várias faculdades já instaladas, em destaque as de direito e engenharia civil, a vinda de medicina será um passo determinante. “O Direito demorei 19 anos para conseguir, sozinho, um mundo de coisa contra, agora, a medicina, felizmente ao contrário, está todo mundo trabalhando com a faculdade de medicina”, comemora.
A próxima plenária já está marcada para o dia 03 de maio, antes disso devem ocorrer reuniões menores para dar andamentos às decisões que são tomadas por um grupo de aproximadamente 30 pessoas que inclui desde professores da universidade, como autoridades de todos os níveis, legislativo, administrativo, judiciário e membros do Ministério Público, além de representantes da inciativa privada.document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top