Capa / Cidades / PRODAM já isolou e implantou sistema de recuperação em mais de 5 mil hectares

PRODAM já isolou e implantou sistema de recuperação em mais de 5 mil hectares

Ação tem importância na manutenção da água potável para Alta Floresta

3 - foto appd panoramicaGiselle Oliveira

Assessoria de Comunicação – Projeto Olhos D’ Água da Amazônia
A água é fonte de vida, é um bem inerente a toda sociedade independente da atividade desenvolvida e onde moramos, todos nós dependemos dela para viver, em Alta Floresta, cidade ao norte do estado de Mato Grosso com população estimada em (49.991) segundo a estimativa de 2015 do IBGE, a cidade já sofreu com falta de água potável para distribuir para sua população. Este fato ocorreu em 2010, na época a seca atingiu a bacia responsável pela captação e distribuição de água.
Porém, a mudança começou em 2011, através do Projeto Olhos D’ Água da Amazônia com um conjunto de ações para enfrentar a degradação ambiental rural, especialmente nas nascentes e cursos de rios localizados em pequenas propriedades rurais, o munícipio conta com aproximadamente oito mil nascentes, das quais quatro mil se encontravam degradadas, nem todas estavam 100% degradadas, mas com algum nível de degradação ambiental.
Com esse trabalho na primeira fase do projeto foi possível isolar e implantar o sistema de recuperação em 1.738 hectares de área de Preservação Permanentes Degradadas (APPDs). Já nesta segunda fase do Projeto Olhos D’ Água da Amazônia, a meta foi mais ousada onde foram isolados e implantados sistema de recuperação em 3.317 hectares de área. Ao final destes 5 anos de trabalho, foi possível isolar 5.054 hectares, um fato importante e histórico para Alta Floresta.
A engenheira agrônoma, Juliana Ferreira da Silva, explica que quando o trabalho iniciou na maioria das propriedades rurais não existia mata ciliar, e após 5 anos do início do projeto estão em processo de consolidação agroflorestal. “É possível notar os resultados alcançados em muitas propriedades que desenvolveram a ação de isolar e recuperar essas áreas. Os produtores entenderam a necessidade de isolar essas áreas e preserva-las”, completa.
Os produtores rurais beneficiados receberam lascas, arame, mudas florestais e assistência técnica, além de capacitações, cursos e palestras para orientá-los, durante o processo de recuperação dessas áreas.
O coordenador executivo do PRODAM, José Alesando Rodrigues, ressalta que a gestão ambiental desenvolvida em Alta Floresta foi, e é essencial para a manutenção da água que é essencial para a população. “E o projeto oportunizou isso ao município de Alta Floresta, em um momento crítico que foi a falta de água a ser distribuída”, frisa.
Para a secretária de Meio Ambiente de Alta Floresta, Aparecida Sicuto, esse conjunto de ações propiciados através do Projeto Olhos D’ Água da Amazônia é um avanço nessa questão quando se trata auxiliar principalmente os agricultores familiares e garantir a manutenção da água que é essencial para a vida e para as propriedades rurais. “O dia 22 de Março – Dia Mundial da Água, instituído em 1993, busca na verdade a conscientização a respeito da importância da água, que cada cidadão tenha consciência e não desperdice um bem tão importante como esse, a água”, conclui.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top